O Trabalho de Andebol
Por: AnabelaReigadas • 10/3/2019 • Relatório de pesquisa • 3.606 Palavras (15 Páginas) • 396 Visualizações
+++++++ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Escola Básica Paulo Quintela Trabalho de Educação Física [pic 1] ANDEBOL
2017 / 2018 |
Trabalho de: Educação Física
Tema: Andebol
Nome do aluno: Guilherme Afonso Reigadas Sobrinho Alves
Ano: 5 Turma: H Número: 5
Professora: Fátima Moreno
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 4
HISTÓRIA DO ANDEBOL 5
IDENTIFICAÇÃO DO JOGO 6
O campo e a baliza 6
Os jogadores 7
A bola 7
REGRAS DE ANDEBOL 8
Início do jogo 8
Lançamento livre 8
O guarda-redes 10
Lançamentos 11
ELEMENTOS TÉCNICOS 12
Receção da bola 12
Passe 13
Drible 14
Fintas 15
Remate 16
ELEMENTOS TÁTICOS 18
Táticas defensivas: 18
Táticas ofensivas: 18
Contra-ataque 18
CONCLUSÃO 20
BIBLIOGRAFIA 21
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi-nos proposto pela professora de Educação Física, com o objetivo de ficar a conhecer melhor um dos desportos que estamos a praticar nas aulas. Escolhi o Andebol porque, para além de ser um dos desportos mais jogados no mundo, causava-me algum interesse por não perceber algumas regras e modos de jogo.
Neste sentido, o trabalho pretende, de uma forma resumida mas coerente, falar da modalidade de Andebol, onde será abordada a sua História; a Identificação do Jogo; as Regras; os Gestos Técnicos e Gestos Táticos.
O Andebol, como o próprio nome indica, é jogado com as mãos. A movimentação em campo tem características idênticas às do basquetebol (passe, receção e remate). A receção da bola é importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo é retangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente à baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com exceção do guarda-redes. O jogo tem a duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e pesar entre 325 e 475g.
HISTÓRIA DO ANDEBOL
Não é fácil determinar com precisão as origens do andebol, sabe-se que é uma das modalidades mais jovens, se bem que tenha as suas origens na mais remota antiguidade.
Na Grécia antiga se praticava um jogo de bola com a mão, conhecido por jogo da Ucrânia, que Homero descreve na “Odisseia” e do qual foi descoberto, em 1926 em Atenas, um magnífico baixo-relevo que deve datar de 600 anos antes da era cristã.
Durante a Idade Média, os jogadores de bola com a mão continuaram a ser praticados principalmente na corte, e foram batizados pelos trovadores como “Os primeiros Jogos de Verão”.
Em 1890, na Alemanha o professor de ginástica Konrad Koch criou o “Raffballspied”, com características muito semelhantes às do Andebol. Na Checoslováquia praticava-se, há muito, um jogo popular e parecido com o Andebol, “O Azena”, nome pelo qual este desporto ainda hoje é conhecido naquele país.
A prática da modalidade não teve grande êxito, embora continuasse a ser praticado até à I Guerra Mundial, altura em que o professor de Educação Física António Valeta, criador de muitos outros jogos nacionais no Uruguai, tendo-lhe dado o nome de “Ballon” e Karl Schelenz na Alemanha, deram um impulso a esta modalidade desportiva que tomou o nome de “Handball” e rapidamente se expandiu por toda a Europa, praticado por equipas de onze (11) jogadores.[pic 2]
As duas variantes, de 7 e 11 jogadores coexistiu durante muito tempo, mas a preferência refletiu-se, nos praticantes do Andebol de sete [pic 3]
O Andebol de onze (11) fez parte, pela primeira vez, do programa olímpico, nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. O Andebol de sete, surgiu pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
Em Portugal, o Andebol tem as primeiras referências associadas ao professor Porfírio Malheiro, que o denomina de “malheirão”. A sua introdução em terras lusitanas acontece em 1929, na versão 11x11, por Armando Tschopp.
A Andebol de sete apareceu em Portugal no ano de 1949atraves do alemão Henrique Freist. Foi em Cascais que se realizou o primeiro torneio de Andebol de sete com o grupo “os treze”
IDENTIFICAÇÃO DO JOGO
O Andebol é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma delas com sete jogadores em campo (1 guarda-redes e 6 jogadores em campo).[pic 4]
O objetivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela seja introduzida na sua, respeitando as regras do jogo. [pic 5]
Ganha o jogo a equipa que, no fim do tempo regulamentar, tenha obtido o maior número de golos. No entanto, os empates são permitidos no Andebol. Nas situações em que seja necessário desempatar, existirá um prolongamento de 10 minutos, divididos em 2 partes de 5 minutos. Permanecendo a igualdade, efetua-se um segundo prolongamento e, só depois, caso seja necessário, séries de 5 livres de 7 metros.
O tempo normal de duração de um jogo é de duas partes de 30 minutos cada, com um intervalo de 10 minutos. O tempo de jogo é menor quando se encontram em campo equipas de escalões etários com menos de 16 anos.
...