PEGE: Compreender o Significado de Cultura Corporal de Movimento
Por: lisiMunhoz • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
PEGE: Compreender o significado de Cultura Corporal de Movimento
Compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, João Ribeiro Neto do (Portal da Educação) esclarece que alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, isto forma o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas.
Ainda, Betti & Zulliani (2002) explicam que os novos objetivos sobre a sua prática pedagógica como
“A Educação Física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz de posicionar-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento... A Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica deve assumir então uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la” ( BETTI & ZULIANI, 2002, p. 75)
De acordo com o caderno de referencia de estudo e diante de todos os fatos envolvendo os aspectos da cultura corporal relacionado ao conceito de lutas, danças, ginásticas e jogos, entende-se que o tema está relacionado a integração do aluno ao universo da cultura física, no qual o aprendizado não
está determina apenas a uma modalidade. No entanto nota-se que quando assunto é cultura corporal, não significa que estamos falando apenas de um movimento humano, mas também de suas limitações e suas abrangências.
Nascimento (2018) enfatiza que esses significados específicos explicitam a unidade entre os problemas fundamentais com os quais os sujeitos precisam se engajar e os meios historicamente elaborados para resolver tais problemas na direção de uma atuação criadora nas atividades de dança, jogo, luta, ginástica etc. A autora ainda, diz que temos, aqui, o critério pedagógico central para a determinação dos objetos de ensino da Educação Física em uma perspectiva histórico-cultural. Ela lembra ainda, que esse critério nos remete a analisar as atividades da cultura corporal não apenas como determinadas pelas condições sociais das quais fazem parte (de gênero, classe, etnia etc.), mas fundamentalmente como determinantes de relações sociais relacionadas à capacidade criadora do sujeito.
...