Portfólio filosofia e sociologia aplicada á saúde
Por: badeska • 8/4/2019 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 1.574 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde
ANDRESSA
R.A.:
– 2019
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
PORTFÓLIO SOBRE
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde |
Atividade sobre: Projeto Integrador , do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral
Aluno (a): ANDRESSA
R.A.:
Professor (a) /Tutor (a) a Distância:
Edgar Bruno Franke Serrato
– 2019
“Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constitui-se de uma visão biopsicorrocial fruto de inúmeras discussões. Baseado na leitura dos textos indicados, elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando de que forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente. Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos.”
A Sociologia basea-se no conhecimento científico se utilizando da metodologia da ciência social como pesquisa, a objetividade, as entrevistas e questionários. Diferenciando o ser sociológico do ser biológico.
De acordo com as transformações provocadas pela Revolução Industrial e Francesa que colocaram em destaque mudanças significativas da economia, da polítca, da cultura e da vida em sociedade, principalmente das suas tradições. Diante deste contexto entende-se que a sociologia da saúde contribuiu ao longo da história para dois paradigmas muito atuias, e que repercutem em suas concepções e atuações, de formas diferentes, esses modelos são o biomédico e o biopsicossocial.
O modelo biomédico ente a doença como um aspecto biológico ou uma patologia causada por algum agente patogênico causador de um eventual desequilíbrio ou até mesmo uma disfunção no organismo. Mediante a esta concepção a saúde seria ausência de doenças, visto que neste modelo o psicólogo seria apenas um auxiliar da tarefa médica, ajustando os comportamentos para a reabilitação física. Por outro lado temos o modelo biopsicossosocial que considera a sáude como sendo multifatorial, ou seja, ela seria resultado da interação dos processos biológicos, psicológicos e socias. Nesse sentido podemos compreender a doença em sua totalidade e contexto, identificando as causas e consequências nos diversos âmbitos do homem, este modelo resgata a complexidade do sujeito e processos de saúde e adoecimento.
...