TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição Anatômica e Aparelho locomotor

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Atividade do Portfólio

Disciplina: Anatomia Humana

Aluno: Ítalo Gavioli Parpinelli

RA 1188201

  1. Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano?

        A posição anatômica é muito importante pois facilita a comunicação quando se fala em anatomia, pois essa posição tenta padronizar a descrição anatômica. Ela é tão importante que é a partir dela que são utilizados os planos de secção do corpo e os eixos nos quais os movimentos ocorrem.

        Os planos de secção, por sua vez, são importantes para se orientar a dissecação, que é a base da Anatomia, uma vez que essa palavra significa “cortar em partes”, pois ana significa partes (estudo do corpo humano, suas estruturas e seus órgãos), e tome, cortar. Além disso, os planos de secção também são considerados ao analisar os movimentos corporais. E é exatamente nesse contexto em que se destaca a importância dos eixos: facilitar e melhorar a análise dos movimentos, principalmente para a área de educação física, onde esses movimentos são as bases para o desenvolvimento das atividades e dos exercícios físicos.

  1. Quais são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico desse aparelho para a sua formação?

        Uma das funções do aparelho locomotor, como o próprio nome já diz é a locomoção, uma vez que é composto pelo sistema esquelético, sistema articular e sistema muscular. Obviamente, esses sistemas desempenham diversas funções além da simples locomoção do corpo humano, algumas funções do sistema esquelético são:

  • Proteção dos órgãos vitais (cérebro, pulmão, coração, medula espinhal e medula óssea);
  • Sustentação do peso corporal e conformação do corpo humano;
  • Armazenamento de Cálcio e outros íons;
  • Suporte de tecidos moles (músculos e ligamentos);
  • Produção de algumas células sanguíneas (hematopoiese).

        Quanto ao sistema articular, este é formado por um conjunto de articulações cuja função é conectar os ossos, permitindo ou não a mobilidade, que dependerá do tipo de elemento interposto entre os ossos. Com relação ao movimento do corpo, esse sistema é passivo, ou seja, dependem de outros elementos para se movimentarem, sendo esses elementos os músculos.

        O sistema muscular é composto pelos músculos e anexos (fáscias e bainhas fibrosas e sinoviais). Além de participarem direta e ativamente na movimentação corporal, essa não é sua única função, sendo também responsável pela produção de calor e manutenção da temperatura corporal, estabilização das posições corporais (manutenção da postura corporal), regulação do volume dos órgãos e o movimento de substâncias corporais, como sangue (vasos), urina e alimentos.

        Uma vez que esse aparelho é o responsável pelos movimentos do corpo humano, é indiscutível a importância do estudo/conhecimento do mesmo para um profissional de educação física, visto que o corpo humano é objeto direto de estudo deste profissional, pois, ao praticar atividade física, o indivíduo busca a hipertrofia (aumento do volume das fibras musculares, consequentemente, aumento de seu comprimento e volume), tornando, portanto, o estudo do aparelho locomotor como um todo uma chave fundamental para ser realizado um bom trabalho, com eficácia e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com