Quais são os órgãos componentes sistema digestório e suas respectivas funções?
Por: luiz1991 • 19/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 2.615 Visualizações
- Quais são os órgãos componentes sistema digestório e suas respectivas funções?
A importância do sistema digestório para o nosso corpo é de grande valor, pois é o responsável por conduzir o alimento por dentro de nosso corpo por meio das paredes do tubo digestório, formado pelas regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Boca
Tem função de ingerir o alimento, digerir alguns alimentos formados por amido, dentro da boca encontramos os dentes e a língua.
Os dentes trabalham para a diminuição do alimento para que possa chegar ao estômago com facilidade trabalhando em conjunto com a saliva que humedece o alimento para facilitar sua passagem pelo esôfago e também possui enzimas que iniciam a digestão do amido, transformando-o em maltase e também neutralizando a acidez de algumas comidas evitando agressões ao estômago.
A língua tem a importante função de captar os sabores dos alimentos e estimular a produção de saliva, controla a diluição do alimento e auxilia na deglutição.
Faringe e esôfago
Depois de a boca ter realizado suas funções, o alimento passa pela faringe e é conduzido para o esôfago.
O esôfago é um tipo de tubo por onde o alimento é levado direto para o estômago. Por ser estreito, o alimento depende de contrações contínuas chamados de movimentos peristálticos nas suas paredes para ajudar na condução do alimento.
Estômago
O estômago é uma espécie de recipiente que armazena toda a comida que chega, é lá que esse alimento recém-chegado trabalha com o auxílio da bile liberada pelo fígado, onde será misturada ao suco gástrico, que é formado por várias enzimas como a lipase, a pepsina, a renina, o ácido clorídrico, com isso começa a digerir a maior parte desses alimentos. A duração dessa absorção do alimento é de aproximadamente três horas, o restante é conduzido para o intestino delgado.
O estômago apresenta diversas estruturas:
- Fundo: Encontrado acima da região cárdica, é responsável por acumular o ar ingerido durante a refeição.
- Corpo: Encontrado entre o fundo do estômago e a região pilórica, não possui uma delimitação de sua área.
- Região pilórica: Encontrado após o corpo do estômago até o piloro, tem função de quebra do alimento por movimentos segmentares (movimentos para misturar o alimento, melhorando o processo digestório).
- Esfíncter pilórico: anel muscular na junção entre o fundo do estômago e o duodeno que se contrai evitando que o quimo saia do estômago prematuramente.
Intestino delgado
A maior parte da absorção de nutrientes pelo corpo ocorre no intestino delgado, com o auxílio da bile, do suco pancreático e do suco intestinal, o restante do alimento chamado de quimo, vai sendo quebrado e absorvido pelo organismo. Após esse processo resta uma substância aquosa e esbranquiçada denominada quilo, que chega ao intestino grosso para a última parte da digestão.
O sistema digestório tem vários órgãos auxiliares que participam indiretamente da digestão dos alimentos, chamados de anexos. Esse órgãos auxiliares ajudam na produção de enzimas e sucos digestivos mandados ao intestino para facilitar a digestão dos alimentos.
Os órgãos anexos são:
- Fígado: Produz a bile e a armazena na vesícula biliar, é uma substância de grande importância para digestão.
- Vesícula biliar: Armazena a bile produzida no fígado, é liberada no estômago quando há alimento para trabalhar no processo digestório.
- Pâncreas – Produz o suco pancreático, também muito importante na digestão dos alimentos, porém só trabalha no intestino delgado.
Intestino grosso
Com a chegada do quilo, o intestino absorve a água e os sais minerais e o restante é considerado excreto, por não ter utilidade para o organismo é enviado para o reto, de lá é excretado do corpo. No intestino grosso existem várias bactérias da flora intestinal que auxiliam na produção de vitaminas.
- Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário e suas respectivas funções?
O sistema urinário tem grande importância para nosso organismo pelo controle do volume, composição, auxílio na regulagem da pressão e pH do sangue, transporte da urina dos rins à bexiga, produção, armazenamento e eliminação urinária e substâncias desnecessárias (resíduos metabólicos das células e toxinas). Esses mecanismos são essenciais para a manutenção da homeostase (equilíbrio do organismo).
O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra.
Rins
Os rins são órgãos encontrados na parte posterior da cavidade abdominal, localizados um em cada lado da coluna vertebral.
Os rins são os órgãos responsáveis por produzir e emitir a urina, também são os principais formadores de eritropoietina nos adultos, com a função de atuar nas células da medula óssea estimulando a produção de hemácias.
Em um homem adulto os rins filtram cerca de 125ml e em mulheres adultas cerca de 110 ml, a filtragem sanguínea (chamada de néfron), ocorre para regular seu volume, composição, regula pH e pressão. O sistema circulatório liga-se aos rins através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres.
Os resíduos filtrados pelos rins são enviados para a bexiga para serem excretados do organismo.
Ureter
É um tubo muscular que mede de 20 a 25 cm de comprimento, responsável por conduzir em um trajeto descendente e penetra a urina diretamente dos rins para a bexiga.
Bexiga Urinária
A bexiga urinária é um órgão muscular elástico, tem capacidade máxima de aproximadamente 1 litro de urina, é uma espécie de bolsa (reservatório), situada na parte inferior abdominal, sua função é de acumular a urina vinda dos ureteres. O armazenamento da urina pela bexiga é temporário e quando o volume chega à média de 300 ml seus sensores nervosos enviam mensagens ao sistema nervoso, fazendo com que tenhamos vontade de urinar.
...