RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA
Por: proffeliz2 • 28/6/2020 • Relatório de pesquisa • 389 Palavras (2 Páginas) • 1.291 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
JANAÍNA LOPES FÉLIX PEREIRA – 8091003
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS:
GINÁSTICA DE ACADEMIA
JUIZ DE FORA
JUNHO/2020
RELATÓRIO: GINÁSTICA DE ACADEMIA
A partir do vídeo sugerido, foi possível reforçar os conhecimentos acerca das características da ginástica de academia, que já havia sido visto nas apostilas da disciplina. O professor dividiu a aula em dois momentos, a parte teórica, onde ele faz as explicações necessárias e depois, a parte prática onde ele demonstra as frases musicais.
Sobre a musicalidade, o professor explicou sobre os tipos de tempos utilizados nas aulas, como fator motivacional para os alunos.
Lembrando que o conceito de tempo, é a batida mais forte da música e o contratempo, é a batida mais suave da música.
As contagens de tempo, podem ser diferentes, de acordo com o ritmo da música. Dependendo a contagem que se realiza, forma-se o compasso. O compasso pode ser binário (dois tempos), ternário (três tempos), quaternário (quatro tempos), este, mais utilizado nas aulas de ginastica de academia.
Sobre a progressão pedagógica dos exercícios, compreende-se que devem ser observados alguns fatores. A percepção do professor em relação ao desenvolvimento da turma, deve partir do padrão motor de movimentos simples ou básico e deve aumentar os níveis de dificuldade gradativamente, uma vez que, as aulas são mistas, de diferentes de níveis (iniciante, intermediária e avançados.)
Partindo desse pressuposto, o planejamento das aulas deve pensar em exercícios que todos possam fazer, dando opções para que todos treinem dentro do seu condicionamento físico.
O professor demonstrou na prática a contagem de oito tempos, e, que, quatro contagens de quatro tempos, formam um bloco de coreografia.
O professor apresentou uma pequena sequencia de movimentos em uma aula de ginástica de academia, para exemplificar as formas de comunicação com os alunos (gesticulação, estímulo verbal).
A sequência demonstrada, possui movimentos partem do padrão motor simples, com aumento progressivo do nível de dificuldade. A coreografia, foi dividida em blocos, realizando uma sequência de cada vez, e depois realizando tudo junto. Outra característica percebida, é que o professor está sempre em comunicação com seus alunos, com frases interrogativas como: “Podemos complicar?”. O professor faz a contagem dos tempos, durante os exercícios em voz alta, salienta ainda, que o professor deve estar de frente para os alunos, virando de costas, somente em caso de movimento de giro, por exemplo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ROLO, Jander. Ginástica de Academia. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZiqdAXpC2_E> Acesso em: 20 jun. 2020.
...