RESUMO EXPANDIDO
Por: Biia Barreto • 23/5/2018 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Atividade Física e Saúde no contexto da Educação Básica
Disciplina: Avaliação da Aptidão Física
Professora Marcela Castro
Cursista: Bianca Barreto do Nascimento
RESUMO EXPANDIDO
A infância e a adolescência são períodos de suma importância para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, uma vez que os comportamentos adquiridos nesta fase tendem a ser adotados ao longo da vida. Ainda durante a adolescência, ocorrem o aumento da independência e ganho de autonomia na tomada de decisões sobre práticas e comportamentos de vida. Essa situação passa a ser preocupante pelo fato de que os adolescentes passam a ficar mais expostos a comportamentos de risco como etilismo, tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada. A Educação Física Escolar, nesse sentido, assume papel primordial na busca pela Promoção da Saúde.
A promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde. Pode ser definida, também como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Uma das metas da promoção da saúde é o impulso a cultura da saúde e ao estilo de vida saudável, dando prioridade às questões da saúde, entre elas a prática de atividades físicas. Entretanto, a função da Educação Física é bem mais complexa que convencer indivíduos a viverem de forma higiênica e saudável, conforme os preceitos e conhecimentos da vida moderna.
No âmbito escolar e, mais precisamente na Escola Pública Municipal que desenvolvo as minhas atividades, utilizo da Educação Física para contribuir muito para a mudança desse quadro. Para tanto, busco à modificação dos paradigmas tradicionais para enfoques integrais de saúde no ambiente escolar, educando e sensibilizando os alunos para a importância dos cuidados corporais, através da prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada.
A redução de espaços de lazer, a insegurança, as facilidades de locomoção e os avanços tecnológicos estão influenciando a inatividade física e o sedentarismo, trazendo consequências desastrosas para a saúde da população e contribuindo para a obesidade no mundo. Pensar a Promoção da Saúde na Escola, requer compreender o termo saúde de forma global e, nesse sentido antes de tudo, dar condições ao indivíduo de manter o seu equilíbrio físico, social, mental e econômico, de forma segura e harmônica. 1) Nesse sentido, busco tratar das questões atreladas à promoção da saúde contextualizando às outras temáticas, de forma transversal. A matriz curricular da disciplina de Educação Física, que originalmente foi elaborada por mim, aborda as questões de Saúde em todos os Conteúdos Programáticos, a fim de torná-lo comum. 2) Essa abordagem pode ser ampliada, com o apoio das demais disciplinas, rompendo com o estereótipo destinado à Educação Física, compreendendo que Saúde é uma questão a ser trabalhada por todos.
...