Relatório De Estágio Supervisionado
Por: JAQUElINE2412 • 9/11/2024 • Trabalho acadêmico • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 13 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JAQUELINE GONÇALVES RINTZEL
R.A.: 24306381-5
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
ENTRE RIOS/ SC
2024
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado II em Educação Física Adaptada representa uma etapa fundamental na formação profissional de educadores físicos, proporcionando a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso em contextos reais de prática. Este relatório visa apresentar uma análise detalhada das atividades realizadas durante o estágio, destacando as experiências, aprendizados e desafios enfrentados no âmbito da Educação Física Adaptada.
As aulas foram realizadas na Academia MOVIMENTOS, localizada na cidade de Entre Rios- SC, tendo o auxílio do proprietário e Professor Supervisor Admir Hammerich. A academia conta com uma boa estrutura para desempenhar as atividades, ajudando muito no aprendizado e aquisição de experiência do estagiário, oferta aos seus alunos as modalidades de atividades como musculação e funcional.
Durante o período do estágio, que ocorreu entre 02/09/2024 e 13/09/2024, as atividades práticas foram direcionadas para a adaptação e inclusão de indivíduos com deficiência auditiva, este grupo enfrenta desafios únicos relacionados à comunicação e à percepção sensorial, os quais podem ser atenuados por meio de abordagens e metodologias inclusivas e adaptadas em programas de Educação Física.
2 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
2.1 PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO LOCAL
O presente estágio foi realizado na Academia Movimento, situado na Rua Chapecozinho 181, Centro- Entre Rios/Sc. A academia MOVIMENTO, encontra se em atividade desde o ano de 2016.
Estrutura Organizacional: A academia MOVIMENTO funciona das 17:10 às 22:10 horas a academia recebe em média um total de 70 alunos mensalmente. A atividade oferecida é musculação e espaço livre para a prática de funcional. A academia não dispõe de funcionários, sendo apenas o proprietário a cuidar de tudo.
A Academia está situada em um espaço com ótima infraestrutura, contendo as seguintes dependências: Recepção, um banheiro feminino e masculino, uma cozinha e a sala de musculação e espaço para funcional. A limpeza do local tanto interna como externa é muito boa.
A academia também possui equipamentos de excelente qualidade para o desenvolvimento das atividades que oferece, a Sala de musculação possui diversos aparelhos e materiais de qualidade como colchonetes, steps, halteres, som, iluminação, espelhos para ajudar a ver sua execução, todos os ambientes bem arejados com exaustores de calor, deixando o ambiente climatizado.
2.2 OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO – EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Durante o estágio supervisionado II em Educação Física Adaptada, uma das áreas observadas e participadas foi a musculação, com um foco específico na inclusão de uma aluna com deficiência auditiva.
No início do estágio, foi realizada uma avaliação das necessidades e adaptações necessárias para integrar efetivamente a aluna com deficiência auditiva nas atividades de Educação Física. Observou-se que a principal dificuldade enfrentada por ela estava relacionada à comunicação durante as atividades físicas e ao acompanhamento das instruções verbais. A aluna com deficiência auditiva participava das aulas de musculação regularmente. Desde o início, foi evidente que a comunicação verbal convencional apresentava desafios para ela, o que exigiu uma adaptação das estratégias de ensino.
Para superar esses desafios, foram implementadas várias estratégias adaptativas como utilização de comunicação visual, utilização de sinais, gestos e recursos visuais para transmitir instruções e orientações durante as atividades. Isso incluiu a criação de cartazes ilustrativos e o uso de sistemas de comunicação alternativos, em vez de depender exclusivamente de instruções verbais, o professor frequentemente demonstrava os exercícios. Isso permitia que a aluna observasse a execução correta dos movimentos e entendesse a técnica necessária, assim ela os realizava e o professor fornecia feedback imediato e visual, como gestos e sinais, para corrigir a técnica da aluna e garantir que ela estivesse realizando os exercícios corretamente.
Uma das principais percepções foi a importância da abordagem personalizada na Educação Física Adaptada. O professor adaptou as instruções e os exercícios com base nas necessidades individuais de cada aluno, especialmente da aluna com deficiência auditiva. Isso incluiu o uso de métodos de comunicação visuais e táteis, o que permitiu uma melhor compreensão e execução das atividades por parte da aluna.
2.3 APLICAÇÃO DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
Durante o estágio supervisionado II, tive a oportunidade de ministrar aulas e atividades práticas de Educação Física Adaptada, com foco na inclusão de uma aluna com deficiência auditiva. As aulas foram estruturadas para incluir uma variedade de atividades físicas e esportivas adaptadas às necessidades da aluna. As sessões foram divididas em aquecimento, atividades principais e desaquecimento, com cada segmento cuidadosamente planejado para garantir a inclusão e a participação de todos.
Uma das dificuldades encontradas foi a comunicação efetiva das instruções e orientações. Apesar de utilizar recursos visuais e demonstrações práticas, houve momentos em que a aluna com deficiência auditiva teve dificuldade em compreender completamente as instruções iniciais. Isso exigiu ajustes contínuos e um reforço adicional das explicações visuais. Algumas atividades precisaram ser adaptadas em tempo real para atender melhor às habilidades e limitações dos alunos. Esse processo de adaptação contínua às vezes causou atrasos e exigiu uma maior flexibilidade no planejamento das aulas.
...