Relatório de estágio Supervisionado
Por: Luciene Silva • 1/5/2018 • Resenha • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 2.210 Visualizações
[pic 1]
Claretiano – Centro Universitário
Curso de Educação Física Bacharelado
Relatório de estágio Supervisionado
Identificação:
Nome do aluno: Luciene da Conceição Silva |
Matrícula n.o: 8028371 |
Local da realização do estágio: Academia Fisiofitnes |
Professor responsável: |
Temática: () recreação e lazer. () esportes. (x) atividade física e saúde. |
Atividade desenvolvida: () observação (x) intervenção |
Número de horas realizadas: 147 horas |
- IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO.
O presente Relatório foi realizado de acordo com as atividades executadas entre o período de 06 de março a 31 de outubro de 2017, tendo com objetivo o cumprimento de carga horária obrigatória do estagio supervisionado relacionado à área de atividade física e saúde.
As atividades foram realizadas na Academia Fisiofitnnes, localizada, na Rua Bom Despacho nº 1591 no centro, na cidade de Araújos no estado de Minas Gerais.
Na Fisiofitnnes, são desenvolvidas atividades relacionadas à prescrição de exercícios, montagem de treinos, avaliações físicas e acompanhamento personalizado de alunos. Tais atividades oferecidas são: jump, aulas de ritmos, treinamento funcional, alongamentos, musculação, personal trainer, judô, pilates e balé, contando em seu quadro de funcionários com 4 profissionais graduados, 2 estagiários, 1 fisioterapeuta e 1 nutricionista, desenvolvendo suas Atividades de segunda a sexta ,das 08:00 as 22:00 horas e aos sábados das 08:00 as 11:00.
Durante o decorrer do Estágio Supervisionado puderam chegar a algumas conclusões que serão evidenciadas no decorrer deste Relatório
- INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem-estar do individuo. Tudo isso, e consequência de um novo padrão de vida da sociedade moderna (SAMULSKI, 2000). O sedentarismo associado a hábitos alimentares errôneos e excessivos contribuem para um estilo de vida que pode acarretar vários problemas de saúde, em especial o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.
Nesse caso, á prática de atividade física regular e seus benefícios para a saúde é vista como importante aliada contra as conseqüências que parecem ser bastante clara, esses resultados são debatidos frequentemente entre os profissionais na área da saúde e amplamente documentados na literatura atual (FARIA JÚNIOR, 2009). Vários estudos sobre este tema são realizados, a fim de mostrar a sociedade os malefícios destes hábitos.
GUEDES, 2012, ressalta que “
“Atividade física em toda sua amplitude apresenta efeitos benéficos em relação à saúde, além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, as quais são derivadas do sedentarismo, sendo um dos maiores problemas e gastos com a saúde pública nas sociedades modernas nos últimos anos”.
- DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO EM ATIVIDADE FISICA E SAÚDE
Durante as atividades do estágio supervisionado foram acompanhados procedimentos, normas, atitudes, orientações. Para que nossas ações resultem num bom atendimento e valorização dos clientes, para que os mesmos se sintam confortáveis e seguros diante as nossas orientações. Durante o estagio, pude acompanhar e intervir nos treinamento de diversos alunos na academia, entre eles: iniciantes, intermediários e avançados, desenvolvendo um trabalho de atendimento personalizado durante a realização do estagio.
Para prescrever atividades físicas de maneira segura e adequada, sejam elas aeróbicas, anaeróbicas ou personalizadas, deve-se inicialmente conhecer as condições de saúde e o estado geral do aluno, os níveis de condicionamento físico inicial, idade, sexo, percentual de gordura, motivação e objetivos são fatores determinantes para a prescrição correta deste exercício.
O desenvolvimento das atividades de musculação e atendimento personalizado ocorreu da seguinte maneira:
1-Avaliação Física:
Segundo Weineck (2002), julgamento, classificação é uma interpretação feita a respeito de um estudo, baseando em um critério pré-determindo. Na avaliação da academia Fisiofitnnes são coletados os seguintes dados; peso,estatura, pressão arterial e é realizada a avaliação da flexibilidade, analise da composição corporal, teste de resistência de força localizada e avaliações de apoio com o IMC e RCQ.
2-Aquecimento:
Que tem por objetivo preparar os músculos, articulações e ligamentos para a execução do exercício que será realizado. Auxilia no aumento da temperatura corporal, na prevenção de lesões, estiramentos, torções e atua na manutenção e no desenvolvimento da flexibilidade, segundo Weineck (1991) a flexibilidade é a capacidade e a característica do esportista conseguir executar com grande amplitude oscilatória sozinha ou sob influência de forças externas,em uma ou mais articulações. Aquecimento seria então uma etapa inicial de uma sessão de exercícios físicos preparando o corpo para os exercícios mais intensos da parte principal do programa (TUBINO,2007). O aquecimento causa inúmeros efeitos positivos ,promove aumento do metabolismo celular,preparando os músculos,além do sistema cardiovascular e respiratório,reduz o estresse ao qual serão submetidos durante a sessão de exercício mais intenso.
3-Musculação:
Em seguida é realizada a montagem do programa de exercícios do aluno, sempre respeitando suas individualidades e seus objetivos (perder peso, aumento da massa muscular, perda de gordura, hipertrofia, etc). Lambert (1987), conceitua musculação como conjunto de processos e meios que levam ao aumento e ao aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra qualidade física com as seguintes finalidades estéticas, esportivas, reabilitação e condicionamento físico.
Nos programas de treinamento os alunos eram orientados a realizarem de 2 séries de 15 ou 20 repetições(alunos iniciantes-fase adaptação), 3 séries de 15 repetições(intermediários),4 séries de 12 a 15 repetições também eram prescritos outros tipos de treinamento dependendo da qualidade física a ser trabalhada (força, potência, explosão).
...