Trabalho - Econômia Politica
Por: Aninha2017 • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1]
Tutor (EAD): Roberta Aparecida da Silva
Curso: Educação Física
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA; JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS; CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS.
Academica:
Ana Claudia Prestes - RA: 2910275073
MAIO DE 2016
TELEMACO BORBA
Introdução:
Gallahue /Ozmum – Compreendendo o Desenvolvimento Motor.
Temas ou conceitos relacionados à prática
Conceito: O Desenvolvimento Motor é parte de todo comportamento humano, tanto o cognitivo como o afetivo. Esse desenvolvimento motor combate diversas doenças ( sedentarismo, diabetes, obesidade e problemas cardíacos). Na prática dos 3 (três) aos 7 (sete) anos, prende-se habilidades básicas ( Pular, correr, jogar) neste grupo deve-se apresentar práticas ligadas aos esportes e atividades culturais em diversos esportes. Quanto ao sedentarismo precisamos nos movimentar, as aulas de Educação Física ensinam os alunos a se mover, se movimentar sendo instruídos pelo profissional de Educação Física,
A definição do Desenvolvimento Motor – é considerado processo sequencial, contínuo e relacionado a idade cronológica aonde se adquire habilidades motoras, dos simples aos mais elaborados e complexos.
Em Go Tani a área investigada denominada Comportamento Motor – Aprendizagem Motora, desenvolvimento e controle motor referentes ao processo de mudança do comportamento motor humano. Todo comportamento humano são pertencentes aos três domínios: cognitivo, afetivo-social e motor, porém dois princípios devem ser apreciados o da especificidade ( que necessita de coragem e ousadia) e o da totalidade.
Na prática, o ambiente vem em torno de tarefas e diferenças notadas ao decorrer do ciclo da vida na forma e no desempenho nas categorias do modelo desenvolvimentista temos o movimento estabilizador – obtenção do equilíbrio , o movimento locomotor com as mudanças de localização dos corpos e o manipulativo que é em como aplicar e receber força/ apanhar, chutar, prender , lançar, rebater e driblar.
Betti, Mauro – Educação Física escolar: ensino e pesquisa-ação.
Temas ou conceitos relacionados à prática:
A formação precisa caminhar no sentido de que se tenha competência para que a partir do seu contexto , tome-se as decisões e busque os instrumentos para reagir e de desenvolver a competência de ensino propriamente dito. O professor de Educação Física tem que ter formação permanente e continuada, competência, domínio tecnológico e seja um crítico-reflexivo no contexto ao qual está inserido.
A Educação Física deve ligar as novas gerações o elemento que chamamos Cultura Corporal de Movimentos e também práticas inovadoras com culturas diferentes e envolvimento ativo dos alunos, preparação enquanto busca academias em saber como agir nesse espaço mais crítico e consciente do que faz ou procuras.
Para Valter, o desafio transforma essa atividade para uma área de conhecimento que tenha um saber a ser transmitido. Valter coloca que uma das respostas, é que a Educação Física seria responsável por transmitir, por veicular, por legar as novas gerações uma dimensão da nossa cultura, que é constituída pelas chamadas práticas corporais o que constitui o que chamamos de Cultura Corporal de Movimento.
No entanto, para Valter uma quadra poliesportiva é importante, mas a Educação Física não deve se resumir somente à ela. Pois diante do contexto cultural em que vivemos há muitas escolas sem essa estrutura. Já que isso é de direito das escolas mas geralmente são oferecidas a elas através de políticas.
Betti colabora com Bracht, no sentido de que a Educação Física, já passando a entendê-la como disciplina que visa oferecer a a apropriação crítica da cultura corporal em movimento, par formar cidadãos que aja e reaja produzindo modos culturais da motricidade humana.
Assim temos Bracht definindo como prática pedagógica e social de intervenção. Betti ressalta que os professores tem que adicionar o referencial estético ao científico e filosófico como área de conhecimento que trata a Cultura Corporal de Movimento para melhoria qualitativa das práticas culturais, Betti enaltece que conhecer atuar supera a difença entre pesquisador e educador.
...