Trabalho Sobre Somatótipo
Por: Lucas Pedro Vitti • 25/6/2020 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
Lucas Pedro Vitti RA: 8026324
Trabalho sobre somatótipo
Sobre o teste: um resumo básico sobre o somatótipo e que ele foi criado pelo fisiologista Willian Herbert Sheldon, ele dividiu a estrutura corporal em três fases diferentes, onde cada uma delas refere-se a; adiposidade ou gordura e é classificada como endormofia, a próxima e sobre a composição muscular que e classificada como mesomorfia e por ultimo temos ectomorfia onde se trata do individuo que baixa massa corporal em ambos os sentidos.
Sheldon junto com outros dois pesquisadores, Heath e Carter, criaram um gráfico que pode ser usado para fazer os testes e averiguar em qual composição muscular cada pessoa se encaixa, esses testes podem ser feitos em homens e mulheres e em qualquer idade. Seus resultados são encontrados através da, massa corporal, estatura, diâmetros biecôndilo-femoral e biecôndilo-umeral, o perímetro braquial em contração máxima e perna medial e as dobras de adiposidade subcutânea da panturrilha, subescapular, supraespinhal e tricipital.
Endormofia: como dito a cima, a pessoa que se enquadra nessa característica tem maior quantia de massa gorda, e seus músculos são dificilmente notados. Ele também apresenta a característica de arredondamento das curvas corporais, ossos mais largos e quadris e coxas grandes. Na endormofia a melhor forma de se conseguir calcular suas dobras cutâneas usamos três delas, tricipital, subscapular e suprailiaca.
Mesomorfia: A pessoa que se enquadra nesse aspecto e aquela que tem a composição mais pesada do que as outras do nosso corpo. Um exemplo disso são os fisiculturistas, a boa maioria deles tem essa característica. Derivado do mesoderma, que forma os ossos, a musculatura esquelética e tecido conjuntivo. Corpo atlético, fácil de ganhar massa muscular. As principais medidas para calcular a mesomorfia são, estatura, tríceps e perna, diâmetros ósseos do úmero e fêmur e todas essas medidas em centímetros.
Ectomorfia: o individuo que apresenta essa característica, tem a massa corporal bem baixa, mesmo falando em gordura ou músculos, podemos chamar o sujeito de “magrelo”. Também tem a característica de ter osso ligeiramente longos e músculos também. Principais medidas para poder classificar uma pessoa ectomorfa e estatura em centímetros e peso.
[pic 1]
Esse e o gráfico do somatotipo onde são colocados os valores de referencia das medidas encontradas por todos os cálculos falados acima e ele determina onde cada individuo se encaixa. Uma pessoa também pode apresentar outros aspectos, como endo-mesomorfia, ou meso-ectomorfia dependendo onde os valores recolhidos se encaixam.
Com isso chegamos as variáveis classificações, o somatotipo tem ao todo 13 classificações, onde elas são: Mesomorfo balanceado, Mesomorfo balanceado, ectomorfo balanceado, mesoendomorfo, endomesomorfo, ectomesomorfo, mesoectomorfo, endoectomorfo, ectoendomorfo, endomorfo-mesomorfo, mesomorfo-ectomorfo, endomorfo-ectomorfo e central.
O que diferencia cada uma dessas classificações, e o estilo do resultado, vamos usar um exemplo como referência e depois disso e só levar esse exemplo para todas as outras classificações. Um mesomorfo balanceado tem seus resultados com a mesomorfia dominante e endo e ecto iguais e não variando mais do que 0,5 acima um do outro.
...