Trabalho de História da Ed. Física
Por: Gustavo Barbosa Vianna • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 327 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Gustavo Barbosa Vianna – 1165356
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Polo São José dos Campos
2015
As questões foram realizadas em uma academia, os entrevistados tinham idades diferentes, sendo um adolescente do sexo masculino de dezessete anos praticante de musculação à seis meses, um adulto do sexo maculino de trinta e cinco anos de idade praticante de musculação à cinco anos e uma idosa de de sessenta e cinco anos praticante de musculação a um ano e meio.
Foram feitas as seguintes perguntas:
- Quais os motivos que o(a) levam a praticar atividade física regularmente?
- Quais mudanças foram obtidas com a prática da atividade física?
De acordo com o adolescente de dezessete anos o que o levou a prática de atividades físicas foi a busca pela estética e um melhor condicionamento físico. Depois de alguns meses ele pode notar que teve uma melhora na auto estima, já que seu corpo teve uma leve mudança, melhorou também seu temperamento e passou a ter um pensamento diferente sobre seus hábitos alimentares, tirando alguns alimentos gordurosos de seu cardápio, percebeu uma grande melhora em sua qualidade de vida e diz querer mudar ainda mais seu corpo.
O adulto relatou que não tinha interesse nenhum na prática de atividade física, mas por causa de um acidente sofrido, que afetou seu joelho, começou a fazer fisioterapia por idicação médica, o tratamento com o fisioterapeuta durou seis meses. Realizado o tratamento, o fisioterapeuta indica a musculação para realizar o fortalecimento de seu joelho. Ao se passerem três meses notou uma mudança muito significante em relação ao joelho lesado, já não sentia mais dores, percebeu que ganhou mais confiança e disposição para enfrentar a luta do dia a dia e desde então nunca deixou de perder um dia de treino e acrescentou ainda “musculação é minha vida”.
Já a idosa diz ter procurado as atividades físicas por motivos de saúde, como fortalecimento ósseo e muscular e para controlar seu colesterol e triglicérides. A senhora disse que na idade em que se encontra, começar a frequentar a academia foi a melhor coisa que aconteceu, pois melhorou os níveis triglicerídeos e o colesterol, pode aumentar sua independência física, retardar o envelhecimento e o melhor de tudo, pode sair da rotina chata de ficar sentada vendo novela conviver com os demais idosos frequentantes da academia.
Com essa entrevista, pude notar que são bem variados os motivos que levaram cada um à prática de atividade física, mas todos estão voltados para a participação, somente o adolescente está ligado à performance. Percebi que o adolescente mesmo com pouco tempo de prática já tem uma pequena ligação ao mundo do wellness, por meio da mudança de seu temperamento e hábitos alimentares, tentando cada vez mais melhorar sua estética, unindo corpo, mente e espírito.
...