A Andarilha
Por: Milenafm • 23/4/2019 • Dissertação • 301 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
Faculdade Estácio de Sá – Polo Gilberto Gil EAD Salvador -Ba
Pós – Graduação
Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Disciplina Urgência e Emergência Saúde Mental
Milena Flávia Mota dos Reis Peixoto
Manejo do Caso “A Andarilha”.
Abril de 2019
Segundo o texto “A ANDARILHA”, é uma mulher de 49 anos, com histórico de várias internações psiquiátrica, no momento seu quadro psíquico é estável devido ao uso correto dos medicamentos, com crise em alguns momentos específicos e o seu gatilho é a bebida. Mora com a filha, o genro e os seus netos não se sente bem por morar com eles, pois ao mesmo tempo que se sente acolhida, há mesma se sente como uma empregada, ela sente que o seu genro não gosta dela.
A Andarilha, encontra-se em um ambiente pouco conflituoso para ela, por isso que sente vontade de beber, com o objetivo de que vai fugir dos problemas, onde faz um uso desenfreado do álcool, o que deixa ela de forma a se expor a perigos de morte, saindo pela cidade sem rumo e conversando com pessoas estranhas.
A andarilha passa a maior parte do seu tempo cuidando dos seus netos e da casa da sua filha. Seria interessante que a paciente realizasse outras atividades, como também frequentar o CRAS, o CREAS e até o CAPS - AD da sua cidade, onde a mesma estaria participando das oficinas e se socializando, conhecendo pessoas e assim fortalecendo vínculos. Não foi esclarecido se a paciente possui uma renda, seria necessário investigar, se caso não a possua, para que a mesma possa ao menos manter suas necessidades básicas sem depender por completo da sua filha ou genro, seria bom que a paciente pudesse morar em outro local, para que ela possa ter mais autonomia, diminuindo assim os conflitos familiares e com eles o uso da bebida também.
...