TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação de Estratégias de Aprendizagem

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO DE PROJETO EXTENSIONISTA: Aplicação de Estratégias de Aprendizagem

        Lidiane Aparecida da Silva [1]

Orientadora: Profa. Esp. Gislaine Munhoz Evangelista[2]

Universidade de Marília - UNIMAR

INTRODUÇÃO

Na Educação Interdimensional, é preciso articular os fins e os meios da ação educativa, para desenvolver integralmente as dimensões do aluno, através da metodologia que valoriza o pensamento da educação ativa, para condicionar o educando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. (Thiago Pontes)

As metodologias ativas propõem um modelo de ensino aprendizagem no qual a

autonomia intelectual do aluno / educando é estimulada.

O educando está no centro do processo de aprendizagem, ao contrário de antes, nos métodos tradicionais, quando ele era o agente passivo, ou seja, era apenas um receptor e, como tal, ‘somente escutava’.

Com as metodologias ativas o aluno se torna protagonista na construção do seu conhecimento e, nesse contexto, o professor atua como mediador no e do processo ensino aprendizagem. O objetivo principal das metodologias ativas é o de incentivar os discentes para que aprendam de forma autônoma e participativa a partir de problemas e situações. Nessa perspectiva, a respeito da autonomia, discorre Berbel:

                                      O engajamento do aluno em relação a novas aprendizagens, pela compreensão, pela escolha e pelo interesse, é condição essencial para ampliar suas possibilidades de exercitar a liberdade e autonomia na tomada de decisões em diferentes momentos do processo que vivencia, preparando-se para o exercício profissional futur. (BERBEL, 2011, p. 29).

Nessa linha de raciocínio, as metodologias ativas da aprendizagem podem auxiliar nesse processo por meio de jogos, monitorar o desempenho do aluno de uma forma divertida, além de ser uma estratégia eficaz para engajar e motivar o educando, estimulando a autonomia intelectual e consequentemente o protagonismo estudantil.

Este projeto tem por objetivo apresentar a aplicação de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.

ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Neste tópico passaremos a desenvolver aplicação da estratégia ativa de ‘aprendizagem baseada em jogos’, a qual se constitui a metodologia escolhida neste projeto.

Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada em Jogos

O método de metodologia ativa escolhido para esse projeto educativo é o de Aprendizagem Baseada em Jogos. A aplicação desse método pressupõe que, inicialmente o educador inicie sua metodologia de ensino incentivando a reflexão sobre as emoções e a busca pelo autoconhecimento, para que os estudantes consigam reconhecer seus sentimentos, abalos e perturbações;

Importante destacar que os jogos lúdicos são atividades que tem valor educacional intrínseco. Nessa perspectiva, Leif (1978) concebe que jogar educa, assim como viver educa: sempre sobra alguma coisa. A utilização de jogos educativos no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, entre elas:

  1. O jogo é um impulso natural da criança, funcionando assim como um grande motivador;

  1. A criança, através do jogo, obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo;
  1. O jogo mobiliza esquemas mentais: estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço;
  1. O jogo integra várias dimensões da personalidade: afetiva, social, motora e cognitiva;
  1. O jogo favorece a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração, etc.

Enfim, o lúdico, se trabalhado corretamente poderá proporcionar ao professor resultados satisfatórios quanto ao ensino aprendizagem, desde que o mesmo esteja preparado e disposto a fazê-lo.

 Diante disse partimos para etapa de problematização

PROBLEMÁTICA

A problemática envolvida neste projeto envolve o seguinte questionamento: Como filtrar e selecionar metodologias ativas que, ao serem utilizadas dentro de sala de aula por meio de jogos, trazem bons resultados aos alunos, trabalhando habilidades socioemocionais e cognitivas não só em relação assunto ou tema trabalhado, mas também em questões importantes, tais como o contexto social, cultural e emocional no qual o aluno está inserido?

Por   meio   desse   questionamento, é   possível   notar   certa   amplitude   que   é justamente   a   proposta   desse   projeto.   Ou   seja, promover   uma   temática   que   seja capaz de dialogar com todos os níveis e   tipos de linguagens, seja social, cultural   ou individual. Desse modo, essa problematizará objetiva abordar como o docente pode atuar dentro da Educação básica, fazendo uso das metodologias ativas, com intuito de promover a participação total nos alunos na atividade proposta; fazendo assim, com que o aluno gerencie suas emoções, administre situações do cotidiano, estabeleça bons relacionamentos e tome decisões de maneira responsável; comportamentos esses que serão fundamentais no futuro em seus próximos anos escolares.

Na sequência passamos a apresentar o Plano de Ação:

PLANO DE AÇÃO

Este projeto será desenvolvido na Organização Não Governamental (ONG) SEMEAR, localizada na cidade de Marília SP. O presente plano de ação foi elaborado após contato com a direção de a ONG SEMEAR, a qual foi escolhida após contato com docentes que ministram, como voluntários, aulas e atividades, no âmbito de Projeto Socioeducativo, para crianças em situação de vulnerabilidade. A partir desses contatos iniciais para conhecer a realidade da ONG e do Projeto Socioeducatívo e, para apresentar esta proposta, houve aceitação por parte da Instituição no sentido de preparação e aplicação dessa dinâmica, conforme o Plano de Ação e cronograma abaixo (Tabela 1), o qual pode sofrer alterações em função de mudanças em horários no funcionamento das atividades da ONG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (221.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com