A Ciência e Educação
Por: edzel • 22/3/2019 • Resenha • 497 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
SANT’ANA, Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiliano – Didática: Aprender a ensinar. 7ª ed. EDIÇÕES LOYOLA, São Paulo, Brasil ,1989, 15-23p.
Sendo que a ciência está para o homem a didática deve se flexibilizar no educar para poder ensinar.
Usando da filosofia da educação o professor ficara apto para orientar seus alunos no processo ensino aprendizagem.
Sendo o homem um ser social ele recebe influência do meio em que vive por isso as pessoas adultas influenciam ao mais jovens no seu aprendizado e educação lhe formando a moral, o intelecto e o estado físico, preparando-o para o convívio social, lhe mostrando a história antiga para que possa ver as mudanças de comportamento e hábitos para que possa se adequar ao mundo atual sem perder a honra e a integridade moral, os princípios e a dignidade, mas sem tirar sua liberdade de criatividade e independência.
As experiencias dos adultos devem influenciar na decisão dos mais jovens no que diz respeito ao que deu ou não certo no passado e o que eles podem usar do passado de positivo e excluir o negativo para sua formação e convivência na sociedade atual, criando neles uma independência na tomada de decisão usando valores culturais do passado para adaptar a sua realidade.
Com as experiências do passado deve-se criar nos mais jovens a capacidade de descoberta e habilidade com o olhar crítico de independência.
Impor que os jovens exerçam as mesmas atitudes e as mesmas culturas passadas pela vivencia dos adultos e levar a a usurpa-los do surgimento de seus pensamentos diferenciado e de seu maior objetivo o viver e viver feliz, sendo mera cópia de seu instrutor, sendo a pessoa que o orientador é não um aprendiz, transformador e colaborador de uma nova geração que age e cria expectativas de um mundo feliz e mais suportável para viver.
Deve-se usar os conhecimentos para desabrochar nos mais jovens as qualidades que a pessoa traz consigo ensinando-os os meios para sua libertação.
O homem e um ser que pensa e por isso o diferencia dos outros animais com capacidade de viver por criar o mundo em que vive e não simplesmente em está no mundo, ele procura buscar o significado ou o sentido da situação quando não o faz ocorre a despersonalização e a integridade se tornando um mero ser vivo, pois o sentido do homem e a procurar, interpretar e conferir significados para tornar a vida mais interessante, não aceitando o já pensado e executado.
Para tudo isso acontecer com o homem deve prevalecer o sentimento de amor pois é um ser que ama e quer ser amado; com esse sentimento vez a coerência, a humildade, a coragem, a sinceridade, a dignidade, a honestidade, o companheirismo, fidelidade, elementos necessários para a vivencia e formação de um homem de caráter integro e um ser bem quisto pela sociedade.
Com todas essas qualidades e formação de caráter o indivíduo pode cuidar do outro com plena convicção de que está dando o que precisa e o que tem de melhor assim auxiliando na formação das próximas gerações.
...