A FARMACOLOGIA
Por: jaciaramoura_ • 16/6/2019 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
FARMACODINÂMICA
1. Após assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/embed/iqTsAnGQUt4, conceitue os seguintes termos em farmacologia: agonista, antagonista, afinidade, eficácia, potência em farmacologia.
2. Diferencie a afinidade e a eficácia para os fármacos: agonistas e antagonistas.
3. Um paciente apresentava intensa febre e o médico passou paracetamol, entretanto ele apresentou dor no estômago, uma reação adversa (RAM) ao medicamento. Conceitue reação adversa, explicando qual o tipo para este caso clínico.
4. Explique os tipos de antagonismos que acontece entre os dois fármacos no caso clínico a seguir: O médico passou aspirina diariamente para um paciente que teve infarto. Entretanto, ele apresentou gastrite e passou a tomar omeprazol.
5. Um paciente que apresentava insônia tomava todos os dias 1 mg de Rivotril como hipnótico. Após seis meses, o medicamento passou a não fazer efeito. Que processo aconteceu? Explique.
6. O anti-histamínico é administrado a um paciente que se encontra com rinite alérgica, pois diminui a alergia provocada pela histamina apesar de não ser capaz de gerar efeito farmacológico. Explique se este medicamento é um agonista ou antagonista.
7. Uma paciente com 73 anos, com insuficiência cardíaca congestiva e edemas vai iniciar um tratamento com um diurético (fármaco que promove a excreção renal de sódio e água). Os fármacos X e Y têm o mesmo mecanismo de ação diurética. O fármaco X na concentração de 1nM produz a mesma magnitude de efeito diurético que 10 nM do fármaco Y. Compare-os quanto a eficácia e potência, com bases nestes conceitos em farmacologia.
8. Explique os 4 alvos farmacológicos que os fármacos podem se ligar.
9. Conceitue receptor em farmacologia.
...