A FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Por: Karyn023 • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 539 Visualizações
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Boa vista/Roraima
09/2018
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE
O trabalho foi desenvolvido para descrever como a Filosofia é importante na atuação da prática profissional da enfermagem, demosntrando como é fundamental o diálogo entre as pessoas promovendo um melhor serviço na saúde.
A conceito correto sobre a relação de doença e cura mesmo nos dias atuais ainda variam muito de acordo com a percepção de cada indivíduo, as causas podem ser ocasionadas por diversos fatores. A cura está relacionada a condição econômica do indivíduo, e também principalmente as crenças, que estão intimamente ligadas a alma, algo que é muito importante no processo de cura. Platão afirma que, O maior erro dos médicos é tentarem curar o corpo sem procurar curar a alma. Entretanto, corpo e alma são um e não podem ser tratados separadamente. Ou seja, Platão afirma que tanto o corpo quanto a alma, devem funcionar em comum acordo caso contrário o reflexo dessa disfunção se dá através de uma doença ao indivíduo.
“As forças naturais que se encontram dentro de nós são as que realmente curam nossas doenças. Hipócrates considerado o "pai da medicina", médico grego do século V, a.C.
Nessa frase de Hipócrates é possível afirmar que se um enfermo se apega a fé em Deus acreditando verdadeiramente na cura da doença, essa atitude é necessária para o processo de cura, as crenças são indispensáveis, pois, referem-se ao fato do enfermo acreditar que será curado, e na medicina nada pode ser ignorado.
O tratamento de uma doença é feito a partir da aplicação de diversos conceitos aprendidos na formação do profissional e também conceitos práticos que são adquiridos na experiência profissional. No conceito filosófico é atribuído uma grande importância, pois, a filosofia é o ato de se indagar, ou seja, no tratamento da doença com um enfermeiro, esse conceito filosófico é intensificado, Platão sempre atribuiu como uma de suas principais ideias o uso da dialética, forma de investigar as diversas opiniões sobre um mesmo problema, decidindo qual é a melhor dentre elas por meio da demonstração racional, essa ideia de Platão é representada na anamnese; por exemplo: um paciente está apresentando sensibilidade nas mãos, é necessário após a queixa do paciente o enfermeiro realizar a anamnese sendo assim uma entrevista detalhada, dialogando com o paciente descobrindo o motivo da causa, como forma investigativa, identificando a possível patologia, o profissional irá refletir sobre os sintomas e a possível causa, procurando a melhor solução da doença, para apresentar o diagnóstico da doença, o pensamento reflexivo do enfermeiro irá trazer a solução da doença utizando também o raciocínio lógico algo que é fundamental para a profissão. Na anamnese é necessário o enfermeiro entender detalhadamente a situação do paciente , as queixas, sempre respeitando o paciente, desenvolvendo a ideia inicial que é ofertar um serviço de qualidade, voltado para atender bem
...