A Humanização
Por: malu castro • 23/5/2015 • Resenha • 795 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humaniza_sus_atencao_basica.pdf
Na humanizado do SUS, a atenção em relação as dimensões e os diferentes níveis, indo da gestão até os cuidados. Dessa forma a aposta encontra-se nos modos de produzir saúde, além do processo de trabalho, atenção e gestão, entre as clínicas e a política, baseando-se na produção da saúde e a humanização como um todo.
Dessa forma o objetivo consiste na inovação das práticas gerenciais e de produção tendo como desafio superar os limites e formarem novas organizações de serviços e de produção e circulação das esferas do poder, com isso, direcionar as estratégias e métodos de ações, saberes, potencializando a garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada.
Essas experiências para as diferentes hierarquias existentes acabam gerando frutos devido aos espaços gerados pelos encontros entre os mesmos para as trocas de informações, as habilidades qualificativas além do respeito à diversidade e às necessidades específicas indo do individualismo a coletividade.
Em relação na unidade básica de saúde podemos ter como experiência um aumento da população, buscando acesso com um bom atendimento, com uma ótima qualidade independente dos sintomas e das causas.
O Ministério da saúde tem a finalidade objetiva com a população a promoção, proteção, prevenção a saúde, que com isso prevenindo os agravos das doenças, fornecendo desde um diagnóstico ou até mesmo um tratamento da doença, com isso vem a reabilitação do ser humano para a manutenção da saúde para que isso aconteça vai desde uma consulta e um ótimo acompanhamento de uma equipe tanto das participações sanitárias como as da população para uma boa qualidade de vida.
Cada pessoa tem seus direitos que vai desde um bom atendimento até mesmo um cuidado com atenção a sua própria saúde, com isso podemos ter um atendimento individual ou até mesmo coletivo a população, para poder ter um cuidado de prevenção as doenças.
Podemos dizer que os problemas no cotidiano das pessoas, assim vai desde a maneira de viver, ou adoecer, ou até mesmo o sofrimento no dia a dia com isso podemos dizer que estamos utilizando poucos equipamentos, e tendo mais responsabilidade desde um trabalho quanto a uma boa equipe, tendo assim um bom desenvolvimento profissional em todas hierarquias e até mesmo das pessoas que buscam um atendimento, assim contribui para um bom desenvolvimento.
Como pode ser descrito, o Ministério da Saúde tem como prioridade uma ótima estratégia em relação a saúde que vai desde uma pratica integrada e complementar, a promoção da saúde, com tudo isso podemos ter o pacto pela vida, assim o apoio a saúde da família, sempre oferecendo um apoio e cuidados necessários a população.
Podemos destacar a relação do financiamento que acaba se tornando precário no setor da saúde, o que temos a precariedade no atendimento, nos funcionários que não são valorizados, tendo um bom gerenciamento podemos ter uma melhoria em vários setores, que podemos citar: (Um acolhimento a população, uma ampliação em clinicas especializadas, uma estrutura das redes básicas, e uma valorização completa ao trabalhador nas redes de atendimentos).
Estratégias que devemos adotar
Identificar famílias e pessoas que requerem atenção especial, cadastramento das famílias, nas visitas domiciliares ou atividades na comunidade. Deve ocorrer na necessidade explicitada ou identificada com pessoas em situação ou risco de violência, deficiência, portadores de transtornos mentais.
Um atendimento completo que será classificado desde um risco iminente até uma situação vulnerável, assim não teremos uma classificação por chegada do paciente a unidade.
Ter um projeto terapêutico, retorno periódico a unidade, atendimento domiciliar dependendo dos casos independente dos profissionais, está atento ao adoecimento, sem julgar sua raça, ou religião, cor, e sim em sua patologia e tratamento como um todo e fornecendo ajuda e conforto conforme for as suas necessidades.
...