Resumo humaniza sus
Por: dannygomes1979 • 22/4/2015 • Resenha • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 7.923 Visualizações
[pic 1]
Humaniza SUS 6/4/2015 UNIAN-CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA NITERÓI CURSO DE ENFERMAGEM 1ª SÉRIE DISCIPLINA: HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA PROFESSOR: BRUNO RIBEIRO |
Grupo
- Daniela Gomes de Souza
- Jessica
- Vinicius
“O paciente não deixa sua essência
humana na portaria do hospital,...
Traz consigo toda inteligência
normal e seus conhecimentos”.
Autor desconhecido
RESUMO DA CARTILHA HUMANIZA SUS
“A saúde é direito de todos e dever do estado”.Em 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde,o SUS que veio com sua criação afirmar direitos a universalidade,a integridade,e a equidade da atenção em saúde,com ele apontamos para a concepção de uma ausência de doenças,mas uma vida com qualidade.
As dimensões as quais sua criação está comprometida são: prevenir,cuidar,proteger,tratar,recuperar,promover,enfim criar maneiras que produzam saúde.
Muitos desafios são enfrentados quando lidamos em defesa da vida,para fazer valer o direito à saúde.no percurso de 27 anos,acompanhamos avanços que nos alegra,mas também problemas que persistem sem soluções,impondo urgência seja no aperfeiçoamento do sistema,seja na mudança de rumo.
No Brasil com a profunda desigualdade socioeconômica,o acesso aos serviços e aos bens de saúde para acompanhamento de cada usuário permanece com graves lacunas.Acrescentando a esse quadro a desvalorização dos profissionais da área,a precarização do ambiente de trabalho,a falta de investimento permanente desses trabalhadores,tornando-os desmotivados e com frágil vínculo com os usuários do SUS.
Um dos aspectos que mais chama atenção quanto a avaliação dos serviços é justamente o despreparo dos profissionais para lidar com a dimensão subjetiva que toda prática de saúde supõe. O cenário indica a necessidade de mudanças a começar pelo modelo de gestão.
A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO NO SUS TEM COMO PROPÓSITOS:
-Contagiar todos os envolvidos com os princípios e as diretrizes da humanização;
-Fortalecer as iniciativas já existentes;
-Desenvolver tecnologias e compartilhar práticas de atenção e gestão;
-Aprimorar,ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio e mudanças sustentáveis;
-Implementar processos de acompanhamento e avaliação,ressaltando saberes e experiências bem sucedidas.
Para isso o HUMANIZA SUS trabalha com três macroobjetivos:
-Ampliar as ofertas de humanização aos gestores e aos conselhos de saúde priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar,com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;
-Incentivar a valorização dos trabalhadores do SUS;
-Divulgar a política de humanização,ampliar formação e produçãode conhecimento.
Os resultados que a política de humanização buscam são:
-Redução das filas e do tempo de espera;
-Atendimento acolhedor e resolutivo baseado na classificação de risco;
-Implantar modelo de atenção com responsabilização e vínculo;
-Garantir os direitos aos usuários;
-Valorizar o trabalho na saúde;
-Gestão participativa nos serviços.
A política nacional de humanização (PNH) busca transformar as relações de trabalho,propiciando a ampliação do contato e da comunicação entre seus usuários,tirando-os assim do isolamento e das relações hierarquizadas.
O cuidado e a assistência não se restringem à responsabilidade da equipe de saúde,o usuário e sua família devem também se corresponsabilizar pelo cuidado e tratamento,assumindo posição protagonista no que diz respeito à sua saúde.
Qualquer mudança seja em gestão ou em atenção se torna mais concreta se construída com ampliação da autonomia e da vontade de todos os envolvidos,que compartilham responsabilidades.Os usuários não são só os pacientes,os trabalhadores não só cumprem ordens:mudanças acontecem quando tomamos ciência da responsabilidade de cada um.Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos,valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
Humanizar se traduz,como inclusão de diferentes no processo de gestão e de cuidados.Tais mudanças não serão contruídas apenas por uma pessoa ou um grupo isolado,mas sim de forma coletiva e compartilhada.
A pergunta que nos surge é:Incluir como?
As rodas de conversa,iniciativa às redes e movimentos sociais e gestão de conflitos gerados pelas diferençassão ferramentas experimentadas,incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles no dia a dia reinventem seus processos de trabalho,sendo agentes de mudanças.Incluir usuários e suas redes sócio-familiares no processo do cuidado também é um poderoso recurso para a ampliação da corresponsabilização no cuidado de si.
...