A Psicanalise na Enfermaria
Por: julianaaugusto • 4/5/2015 • Resenha • 534 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
Psicanálise
Matéria: Psicologia
Nome:
Rio claro, 2013
Psicanálise
A teoria cientifica são influenciadas pela vida social, em seus aspectos econômicos, político, culturais etc. Foi criado por homens que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram o desenvolvimento do conhecimento.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um medico vienense que decidiu estudar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras” que nada mais era as fantasias, sonhos, esquecimentos a interioridade do homem como um problema cientifico e tudo isso o levou a criação da “Psicanálise”.
PSICANÁLISE = MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO
A psicanálise é usada como base para psicoterapia, aconselhamento, orientação. Compreender a psicanálise é buscar investigar e descobrir.
Freud especializou-se em psiquiatria atendendo então pessoas com problemas nervosos ele em sua autobiografia afirma que desde o inicio de sua pratica ética usava a hipnose para obter as origem dos sintomas.
O Inconsciente
É chamado de repressão o processo psíquico que visa encobrir, desaparecer da consciência, uma ideia.A estrutura do aparelho psíquico refere-se a três sistemas ou instancias psíquicas, inconsciente, pré consciente e consciente.
A descoberta colocam a sexualidade no centro da vida psíquicas, elas afirmam que a função sexual existem desde o principio da vida ,logo após o nascimento e não só a partir da puberdade.
O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo, o individuo nos primeiros tempos de vida tem a função sexual ligada a sobrevivência e portanto o prazer é encontrado no próprio corpo em determinadas fases da vida: fase oral, fase anal, fase fálica, latência e por fim a fase genital na qual o prazer não esta mais ligado ao seu próprio corpo e sim a outro.
Segunda teoria do aparelho psíquico
Freud remodela a teoria e acrescenta três novos conceitos: id, ego e superego.
Que representam aos três sistemas de Personalidade:
Id = é movido pelo prazer onde tudo pode.
Ego = estabelece o equilíbrio.
Superego = Alimenta o desejo de fazer o que não pode ser feito.
Os mecanismos
Mecanismo de defesa são processos realizados pelo ego e são involuntários.
Tipos de mecanismo:
- Recalque: é quando a pessoa não “vê” não “ouve” o que ocorre
- Formação reativa: quando nossas reações tem um sentido contrario do que parece.
- Regressão: é quando situações vividas no dia-dia nos lembra outras difíceis e ponderadas que já passamos e temos reações exageradas.
- Projeção: é quando desejamos ter algo e não admitimos e não assumimos.
- Racionalização: defesa que justifica outra.
Todos nós utilizamos esse mecanismo em nosso cotidiano para nos defender de perigos internos e externos reais ou imaginários.
...