TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radiação na Enfermaria

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Radiação

Quando se pergunta para uma pessoa o que é radiação fica claro que o conceito dessa palavra é muito mal explorado de maneira geral.

A radiação nada mais é que a energia se movimentando em formas de ondas, indo de um ponto a outro, que pode ser propagada em qualquer tipo de material (ondes mecânica), incluindo o vácuo (ondas eletromagnética).

Essa energia costuma ser muito temida, mas a verdade é que nem todo tipo é prejudicial ao ser humano. Partindo do princípio que tudo que está acima de     -736ºC emite radiação, estamos cercados dela, seja carregando nosso telefone celular no bolso ou até esquentando nossa comida do micro-ondas.

A radiação possui dois tipos de classificação:

  1. Não Ionizantes: Não possui força suficiente para modificar a estrutura de um átomo (consequentemente não podendo alterar a molécula), ou seja, não oferece um real perigo para o ser humano caso haja a exposição.
  2. Ionizante: Já esse tipo de radiação consegue fazer significativas mudanças no átomo, o que no ser humano resulta na mudança no DNA, o que ocasiona possíveis mutações que serão passadas para futuras gerações.

Existem vários tipos de radiação, como:

  • Alfa (α) emitida pelo núcleo do átomo é a combinação de dois Prótons e dois Nêutrons. Possui uma quantidade de energia elevada porém devido a sua massa (que é a maior entre as radiações) não possui um grande poder de penetração.
  • Beta (β) possui a mesma origem de emissão que a radiação alfa porém é composta de uma partícula semelhante a um elétron, que segundo Erico Fermi surge de um Nêutron que teve a capacidade de se transformar em Próton + Elétron+ Neutrino (este neutrino por sua vez é liberado junto com o elétron), o poder de penetração dessa partícula é médio e graças a isso auxilia na medicina com a cicatrização de ferimentos.
  • Gama (γ) essa partícula de radiação nada mais é que uma onda eletromagnética que se propaga através de uma perturbação sofrida no núcleo. É uma radiação de difícil detecção e de poder de penetração alto.
  • Emissão de Nêutrons: ocorre pela quebra de um núcleo atômico, seja ela natural ou induzida, apesar de poderem percorrer grandes distâncias esse tipo de radiação pode ser facilmente interceptadas. Esse tipo de radiação é considerada a única que consegue transformar uma substância se tornar radioativa.
  • Radiação Eletromagnética: São ondas com capacidade de se propagar no vácuo ou no ar com uma velocidade equivalente à da luz, levando energia e/ou informações. Exemplos desse tipo de radiação são o micro-ondas, o raio x, a radiação gama, entre outros.
  • Radiação X: É obtida através de elétrons que após serem acelerados são freados de forma brusca ao chegarem em seus determinados alvos.

Esse é um tipo de radiação que cada vez menos tem sido utilizada na medicina, afinal ela é extremamente prejudicial e apesar de conseguir passar pela carne humana mas refletida pelos ossos.

  • Radiação Ultravioleta: É uma radiação muito energética que se em contato excessivo pode ocasionar problemas, devido a sua natureza ionizante.
  • Radiação Visível: Como seu próprio nome já diz esse tipo de radiação pode ser vista pelos seres humanos e animais, e não oferece riscos a eles, uma vez que é de natureza não ionizante.
  • Radiação Microondas: Esse tipo de radiação é de característica não ionizante. Ela tem a capacidade de fazer com o que moléculas polares e íons entrem em rotação, o que ira resultar em aquecimento devido ao atrito.
  • Ondas de Rádio e TV: São ondas não ionizantes que são comumente usadas no dia a dia das pessoas em suas horas de lazer ou de busca de informações.

Uma questão muito importante seria, quais são os elementos responsáveis pela liberação da radiação, estes em questão recebem o nome sugestivo de “elementos radioativos”, sendo os principais:

        [pic 1]

Que podem ser classificados como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com