Anatomia
Por: hiandrahangel • 7/9/2015 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
METODOLOGIA
Estudo seccional, quantitativo, descritivo, feito com estudantes do período noturno de vários cursos de graduação do campus da Faculdade Anhanguera de Brasília. São mulheres em idade fértil entre 19 a 50 anos de idade. A abordagem foi aleatória, o inquérito aplicado não teve identificação da entrevistada. Variáveis utilizadas: Idade: em anos completos; Sexo exclusivamente feminino devido este fator está diretamente relacionado com período fértil; Estado civil: solteira, casada, união estável, separada/divorciada; Tem filhos: sim ou não; Trabalho: empresa particular, autônoma, servidora pública, dona de casa; Vão ao médico com frequência: sim, não, quando doente; Faz preventivo: a cada 6 meses, anualmente, a cada 2 anos, nunca; Tem vida sexual ativa: sim ou não; Apresenta alguma dessas doenças: anemia, ansiedade, câncer, colesterol alto, depressão, diabetes, etilismo, hipertensão, insônia, tabagismo, outra, nenhuma; Faz tratamento de alguma doença: sim ou não; Motivos que interferem no cuidado com a sua saúde: falta de tempo, cansaço, arrumar a casa, dois empregos, cuidar dos filhos, posto de saúde ou hospital longe de casa, dificuldade de acesso ao serviço de saúde. Por fim uma questão aberta para sugestão da entrevistada: como produzir saúde dentro da faculdade.
Os dados coletados foram processados e tratados em planilha do Excel, após foi feita a análise para traçar o perfil epidemiológico proposto.
RESULTADOS
Foram entrevistadas um total de 50 mulheres na faixa etária entre 19 a 50 anos de idade, sendo que o maior percentual de mulheres está na faixa etária entre 19 - 21 anos com 26% (13), seguida de 25 a 30 anos com 22% (11); em relação ao estado civil referiram serem solteiras 46% (23), casadas 38% (19), separadas/divorciadas 12% (6) e união estável 4% (2); 52% (26) das mulheres tem filhos; a maioria são donas de casa com 34% (17) e 32% (16) trabalham em empresa particular; 54% (27) das mulheres vão ao médico com frequência; 62% (31) das mulheres revelaram que fazem preventivo anualmente (1x por ano); vida sexual ativa 70% (35); o estudo revelou que 33% (20) das mulheres sofrem com ansiedade; e apenas 16% (8) fazem tratamento de alguma doença citada na entrevista; 34% (21) das mulheres referiram que um dos motivos que interfere no cuidado com a saúde está relacionado com a falta de tempo. Em relação às sugestões apresentadas a maioria propôs que...
DISCUSSÃO
O estudo revelou que a maioria das mulheres que fazem o curso na faculdade no período noturno são jovens e estão na faixa etária entre 19 a 30 anos, a maioria são solteiras, porém, mais da metade tem filhos. As donas de casa estão em primeiro lugar na pesquisa, seguida das mulheres que trabalham fora para manter a família e a faculdade. A maioria mantém vida sexual ativa, mais de 50% das mulheres vão ao médico com frequência e também fazem seu preventivo anualmente. Mais de um terço delas revelaram que sofre com ansiedade, mas não procuram o tratamento adequado dando como motivo principal a falta de tempo.
...