Atividade Sobre Saúde Mental na Enfermagem
Por: Lidiane Wandrofski Fagundes • 12/9/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 427 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Faça a leitura silenciosa da apostila sobre o item 7.2 e 7.3 Fatores ambientais, emocionais e psicológicos, em seguida, em dupla, responda ao que se pede, a data da entrega de tal atividade será no dia 07/07/2023.
Questões
1. Encontramos 03 tipos de Fatores ambientais que podem desencadear um Transtorno mental. Dê exemplos de como a ruptura nestes fatores poderão levar a um desiquilíbrio orgânico, culminando com uma patologia psicológica/psiquiátrica.
As expectativas sociais ou culturais podem provocar transtornos como o da alimentação, principalmente entre os jovens. A constante publicidade que dita um padrão de perfeição corporal e de beleza faz com que este problema seja agravado, aumentado a incidência dos mesmos e fazendo com que a idade de risco se amplie. A situação de vida de uma pessoa (Econômicas - financeiras, profissionais e de renda), como não ter acesso a moradia estável ou insegurança alimentar, pode ter um impacto negativo, aumentando o risco de depressão e ansiedade.
2. Conceitue:
a) Ansiedade: Trata-se de um estado de agitação, preocupação ou angústia e desconforto, sendo uma experiência humana normal, que costuma acompanhar diversas doenças, principalmente as neuroses, e que não permite que os doentes tenham sossego.
b) Crise: É uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer, de um evento ou acontecimento. Essas alterações podem ser físicas ou simbólicas. Chama-se crise de nervos quando uma pessoa perde o controlo das suas emoções, geralmente perante uma situação de estresse, por exemplo.
c) Estresse: Trata-se da tensão provocada por situações arrebatadoras, as quais criam reações psicossomáticas ou transtornos psicológicos.
Após tal conceituação e compreensão do ciclo envolto nesta tríade, justifique com suas palavras como tais fatores poderão levar a um desiquilíbrio emocional/psicológico:
O que origina o transtorno ou crise de ansiedade varia de pessoa para pessoa. Mas dentre os fatores mais comuns estão os traumas e a decorrência dos desequilíbrios químicos que acontecem no cérebro. No caso de traumas, ela se desenvolve especialmente na infância, quando a criança é vítima de algum tipo de abuso. Além disso, pode ser que uma pessoa desenvolva o transtorno de ansiedade em virtude de algum gatilho, por conta do sedentarismo, em caso de insônia e ou estresse.
O estresse é uma tensão física ou psicológica fora do habitual, que provoca um estado de ansiedade no organismo. Portanto, havendo uma crise de estresse, há também uma crise de ansiedade. Ansiedade, crise e estresse estão intimamente ligados as reações psicossomáticas que levam ao desequilíbrio emocional/psicológico do indivíduo.
...