CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUAS FUNÇÕES CÉLULAS DE ORIGEM MIELÓIDE
Por: ionecristina • 17/3/2017 • Monografia • 398 Palavras (2 Páginas) • 538 Visualizações
CÉLULAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUAS FUNÇÕES
CÉLULAS DE ORIGEM MIELÓIDE
CÉLULAS NEUTRÓFILOS: São responsáveis por envolver as células doentes eliminandos-as a seguir, atuam no combate de infecções contra bactérias e fúngos.
CÉLULAS EOSINÓFILOS: Degranulam na presença do antígeno; responsáveis pela resposta às infecções parasitárias, processos alérgicos e produção de uma série de citosinas.
CÉLULAS BASÓFILOS: São responsáveis pela producão e liberação de histamina e resposta a processo alérgico.
CÉLULAS MASTÓCITOS: Se diferenciam ao chegar nos tecidos; são responsáveis em armazenar potentes medidores químícos da inflamação, como a histamina, a heparina, a sorotonina entre outros; degranulam liberando mediadores quando em contato com alérgenos (reação alérgica); pois atrai os leocócitos e cria uma vasodilatação.
CÉLULAS MONÓCITOS: São responsáveis na atuação de combate de infecções contra bactérias, fúngos e virús. OBS: Na forma ATIVA = Macrófago.
CÉLULAS MACRÓFAGOS: São responsáveis em fagocitar restos celulares; células mortas, proteínas estranhas, calo osseo que se formam decorrente a uma fratura, tecido de cicatrização, etc....
CÉLULAS DE ORIGEM LÍNFOIDE
CÉLULAS DENDRÍTICAS: São responsáveis na fagocitose e a micropinocitose, ingestão continua de grandes quantidades de fluído extracelular e seu conteúdo; após o encontro com o patógeno, maturam rapidamente e migram para os nódulos linfáticos, onde realizam a apresentação de antígenos para os linfócitos T.
CÉLULAS LINFÓCITOS T: São responsáveis no reconhecimento do antígenos específicos e atuam na respostas contra os agentes extracelulares e intracelulares. Ou seja se apresentam em duas classes principais, a primeira classe quando ativada, em celulas T CD8+ ou citotóxicas, que matam as células infectadas; a segunda classe de células T, as T CD4+ ou auxiliares, atuam na ativação de outras células, além de coordenar a resposta imune.
CÉLULAS LINFÓCITOS B: São responsáveis pela produção de anticorpos do sistema imune de função própria; quando ativados, proliferam e se diferenciam em células plasmáticas ou plasmócitos, ou seja cuja função principal é a secreção de anticorpos.
OBS: Discriminação ou auto-tolerância: capacidade de reagir que os linfócitos B e T apresentam contra moléculas estranhas, mas não apresentam contra suas próprias moléculas.
Auto-limitação da resposta: as células T e B ativadas produzem moléculas que auxíliam o término da resposta imune.
CÉLULAS NATURAL KILLER (NK): São responsáveis em reconhecer e matar algumas células anormais, como células tumorais e células infectadas por virús (hérpes).
...