COLITE ULCERATIVA CARAGUATATUBA
Por: Samantha Siqueira • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
Leonardo Rocha Borges
Samantha Tavolaro de Siqueira
COLITE ULCERATIVA
CARAGUATATUBA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
FACULDADE DE ENFERMAGEM
7º SEMESTRE
Leonardo Rocha Borges
Samantha Tavolaro de Siqueira
Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem do 7º semestre do Centro Universitário Módulo, como pré-requisito de avaliação parcial, referente à disciplina Saúde do adulto ministrada pela Profª Enfª Ana Barbara.
CARAGUATATUBA
2015
1 INTRODUÇÃO
A colite ulcerativa é uma doença que causa inflamação e feridas, chamadas úlceras, no revestimento do cólon e reto. As úlceras formam onde a inflamação matou as células que geralmente revestem o cólon, então sangra e há produção de pus. A inflamação no cólon também faz com que ele se esvazie frequentemente, causando diarreia.
Quando a inflamação ocorre no reto e parte inferior do cólon ela é chamada proctite ulcerativa. Se todo o cólon for afetado é chamada pancolite. Caso somente a parte esquerda do cólon seja afetada é chamada colite limitada ou distal.
Colite ulcerativa pode ser de difícil diagnóstico, pois os sintomas são similar a outras desordens intestinais e outro tipo de doença inflamatória do intestino chamada doença de Crohn.
2 CAUSAS
As causas da colite ulcerativa são desconhecidas, porem podem haver componentes genéticos e autoimunes. Sabe-se que os sintomas podem sem agravados por fatores ambientais (alimentos que contenham fibras insolúveis, condimentos picantes, leite e derivados, bebidas fermentadas), mas não existem alimentos que possam melhorar os sintomas.
3 SINAIS E SINTOMAS
A colite ulcerativa tem um curso variável e irregularmente oscilante, alternando períodos sintomáticos intensos com períodos sem qualquer sintoma.
Nas fases ativas, os sintomas dependem da intensidade das lesões, mas o principal deles é a diarreia sanguinolenta e má absorção, de surgimento progressivo acompanhado de dores abdominais do tipo cólicas, podendo também aparecer febre, náuseas e vômitos.
A vontade de evacuar também está presente, mesmo após a evacuação, com a sensação de que o reto ainda contém fezes, principalmente logo após as refeições. Pode ainda existir fissuras anais ou abscessos retais.
4 DIAGNOSTICO
Em princípio, o diagnóstico da colite ulcerativa é feito pelo histórico médico e exame clínico do paciente e complementado por exames de imagem: retossigmoidoscopia, colonoscopia, exames radiológicos contrastados.
A biopsia do cólon pode ser útil para o estabelecimento do diagnostico definitivo. A a colonoscopia é importante para detectar um possível câncer intestinal.
...