Distúrbios Endócrinos
Por: anah.moraes29 • 10/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 814 Palavras (4 Páginas) • 709 Visualizações
Distúrbios endócrinos
O sistema nervoso e a rede interligada de glândulas conhecida como sistema endócrino controlam os sistemas corporais. Os distúrbios do sistema endócrino são comuns e apresentam o potencial de afetar a função de todos os sistemas orgânicos do corpo. Compreender a função de cada uma das glândulas endócrinas, bem como as consequências da hipofunção e hiperfunção de cada glândula, possibilita que o enfermeiro antecipe as alterações fisiológicas e planeje as prescrições para abordá-las.
Glândulas do sistema endócrino
- Hipófise
- Tireóide
- Paratireóides
- Supra-renais
- Ilhotas pancreáticas (Langerhans)
- Ovários
- Testículos
Funções das glândulas endócrinas
- Crescimento e desenvolvimento
-
- Equilíbrio endócrino
-
- Desenvolvimento dos caracteres sexuais
-
- Outras atividades do organismo
Principais glândulas endócrinas e seus hormônios
1. Hipófise ou glândula pituitária: localizada na parte central da base do crânio, a hipófise tem forma ovóide e mede mais ou menos 1cm de diâmetro. Está ligada ao hipotálamo, região do encéfalo que funciona como sede da fome, da sede, do sono, dos batimentos cardíacos, da respiração, etc. Está dividida em duas partes distintas: a adeno-hipófise (ou hopófise anterior) e a neuro-hipófise (hipófise posterior).
-
Hormônios da hipófise anterior:
- Do crescimento (GH) (somatotropina): atua estimulando o crescimento do indivíduo.
- Tireotrófico (TSH) ou tirotrofina: estimula a produção dos hormônios da gl tireóide.
- Corticotrófico (ACTC) ou adenocorticotrofina: estimulas as gls supra-renais.
- Gonadotróficos ou gonadotrofinas - folículo estimulante (FSH), luteinizante (LN) e luteotrofina (LTH): agem sobre as gônadas de ambos os sexos, estimulando a produção ou maturação de células sexuais e regulando a produção dos hormônios sexuais.
Hormônios da hipófise posterior:
- Antidiurético (ADH) ou vasopressina: atua na reabsorção de água pelos rins.
- Ocitocina: atua nas contrações uterinas e na ejeção do leite
2. Tireóide: pesa aproximadamente 30g e possui dois lobos unidos entre si por uma ligação denominada de istmo. Está localizada sobre os primeiros anéis da traquéia, com um de seus lobos em cada lado da laringe.
Hormônios secretados:
- T3 – triiodotironina: acelera o metabolismo das células.
- T4- tiroxina: acelera o metabolismo das células.
- Calcitonina: regulas as taxas de cálcio no organismo.
3. Paratireóides: consistem em dois pares de pequenas estruturas ovóides que pesam aproximadamente 140mg e encontram-se localizadas atrás da tireóide, uma de cada lado de seus pólos superiores e inferiores. A função destas glândulas é realizar o metabolismo do cálcio e do fósforo.
-
4. Supra-renais: são duas glândulas cujo nome deve ao fato de estarem localizadas sobre o pólo superior de cada rim. Cada glândula apresenta duas partes que diferem entre si quanto a origem, estrutura e funções: a medula e o córtex.
- Medula supra-renal: situada no interior da glândula e derivada de células do SNS, a medula supra-renal produz dois tipos de hormônios: a adrenalina e a noradrenalina.
- Cortéx supra-renal: situado na parte externa da glândula, que envolve a porção medular, o córtex supra-renal ter por funções participar do metabolismo da água, sais minerais, principalmente do sódio, do cloro e do potássio, bem como no metabolismo dos carboidratos, proteínas, gorduras, e, ainda, no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
5. Pâncreas: o pâncreas é uma glândula de cerca de 15 a 20cm de comprimento, cuja extremidade direita – a cabeça – está em contato com o duodeno e a esquerda – a cauda – está em contato com o baço. Seu corpo, alongado, cruza o abdome. É uma glândula mista (de secreção externa e interna), formada por dois tipos de células, que são os ácinos e as ilhotas de Langerhans.
...