Doenças micoticas
Por: Ana Monteiro • 4/11/2015 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 1.106 Visualizações
DOENÇAS MICÓTICAS
CAUSADAS POR MICROORGANISMOS MONO E POLINUCLEARES, TENDO COMO PRINCIPAIS DOENÇAS A : ASPERGILOSE E A CANDIDÁSE. OS FUNGOS DO GÊNERO ASPERGILLUS SÃO BASTANTE AGRESSIVOS , PODENDO AFETAR BRÔNQUIOS, SNC E GASTROINTESTINAL.
NO CASO DA CANDIDÍSE (CANDIDA ALBICANS), TAIS FUNGOS VIVEM EM NOSSO ORGANISMO SEM CAUSAR DANOS, EXCETO EM CASOS DE INDIVIDUOS IMUNOCOMPROMETIDOS POR ALGUMA OUTRA RAZÃO.
AS DOENÇAS FUNGICAS RARAMENTE CAUSAM PROBLEMAS A VIDA DE UM INDIVÍDUO SAUDÁVEL
TINHA
INFEÇÇAO MICÓTICA DA PELE CAUSADA POR FUNGOS, CLASSIFICADA CONFORME SUA LICALIZAÇÃO NO CORPO:
(PÉ DE ATLETA) TINHA DOS PÉS - INFEÇÇÃO MICÓTICA FREQUENTE E COSTUMA APARECER MAIS EM PERIODOS QUENTES , CAUSADA PELO TRICHOPHYTOR EPIDERMOPHYTON. PROVOCA DESCAMAÇÃO COM ERUPÇÃO PRURIGINOSA, TAMBEM PODE SE FORMAR BOLHAS CHEIAS DE LIQUIDOS QUE SE ROMPEM DEVIDO A ACÃO DO FUNGO ACARRETANDO MUITAS VEZES UMA INFEÇÇÃO BACTERIANA.
(COMICHÃO DOS SUSPENSÓRIOS ) TINHA INGUINAL , FORMADA POR FUNGOS E LEVEDURAS,E MAIS FREQUENTES EM HOMENS, E COSTUMA AUMENTAR NOS MESES MAIS QUENTES DO ANO. A INFECÇÃO PROVOCA AREAS VERMELHAS E ANULARES, FORMAM BOLHAS NA PELE E RODEIAM VIRILHAS, E NA PARTE INTERNA DAS COXAS, PROVOCA COMIXÃO INTENSO E DOLOROSO
TINHA DO COURO CABELUDO (MICROSPORUM) É ALTAMENTE CONTAGIOSA , ESPECIALMENTE EM CRIANÇAS, PODE PROVOCAR ERUPÇÃO VERMELHA, DESCAMATIVA E PRURIGINOSA. OU ENTÃO PLACAS DE CÁLVICES SEM ERUPÇÃO.
TINHA DAS UNHAS (TRICHOPHYTON) O FUNGO PENETRA NA PELE FORMADA RECENTEMENTE DA UNHA, PROVOCAMENTO PERDA DE BRILHO, DEFORMAÇÃO E ESPESSAMENTO, É MUITO FREQUENTE NAS UNHAS DOS PÉS E DAS MÃOS, PODE SE SOLTAR OU DESCAMAR SE.
TINHA CORPORAL TAMBÉM CAUSADA PELO MESMO AGENTE CAUSAL, PROVOCA ERUPÇÃO DE COLORAÇÃO AVERMELHADA OU ROSÁSEA, PLACAS REDONDAS COM ZONAS CLARAS NO LEITO DA MESMA.PODE SE DESENVOLVER EM QUALQUER PARTE DA PELE.
TINHA DA BARBA, QUASE NÃO SE MANIFESTA, A MAIORIA E CAUSADA POR BACTÉRIAS E NÃO FUNGOS.
TRATAMENTO
TRATA SE COM CREMES ANTIMICÓTICOS, ANTIFÚNGICOS,FLUCONAZOL, NISTATITA E ALGUMAS ASSOCIAÇÕES COM ANTIBIÓTICOS.
Referencias:Bliblioteca on line Manual Merck secão18,cap 202,infecções micóticas da pele.
...