Soluçao Anti Micotica
Monografias: Soluçao Anti Micotica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marfag • 12/2/2014 • 284 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
O PIRITIONATO DE ZINCO, sal de zinco da 2(1H)- 1-hidroxi-piridinationa, é um complexo de zinco que, no estado cristalino, se apresenta como um dímero e que se decompõe a 240 °C. Tem massa molar 317,70 g.mol-1 e fórmula C10H8N2O2S2Zn .
Na molécula de piritionato de zinco salienta-se:
Ligante piritiona;
cátion Zn+2, ligado no dímero a 2S e 3O. Em solução ocorre dissociação do dímero fornecendo a molécula abaixo
O PIRITIONATO DE ZINCO é conhecido por seu uso no tratamento de caspa e da dermatite seborréica. Possui propriedades bactericidas e é eficaz contra bacilos do tipo Streptococcus e Staphylococcus. Também é usado nas formulações para o tratamento da psoríase, eczema, micose, fungos, pé de atleta e vitiligo.
Em 1950 a Procter & Gamble começou a desenvolver um xampú anti-caspa e, após quase uma década de pesquisa, introduziu o piritionato de zinco em um shampoo. O Head & Shoulders, famoso xampu americano, foi introduzido no mercado dos EUA em novembro de 1961, como uma fórmula azul-esverdeada.
Atualmente, o piritionato de zinco é amplamente encontrado em xampús anti-caspa, mas é nocivo por ingestão. É autorizado seu uso nos produtos de enxágue numa concentração de até 1%, mas é proibido em produtos para a higieneoral.
É também empregado como aditivo de tintas para uso no exterior, na proteção contra mofo e algas. Devido à baixa solubilidade em água (8 ppm em pH neutro), seu emprego em ambientes submetidos à chuva e alta umidade não é comprometido.
Altamente indicado por médicos para tratamento da caspa, dermatite seborréica, controle de oleosidade, por possuir propriedades fungicidas e anti-sépticas. Sua formulação especialmente desenvolvida com finalidade de proporcionar menor ressecamento dos fios trazando o melhor resultado no tratamento do couro cabeludo e demais áreas indicadas.
...