ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Por: ROSANGELAPEDROSO • 15/2/2019 • Monografia • 8.293 Palavras (34 Páginas) • 345 Visualizações
FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE ENFERMAGEM
GRAZIELA BATISTA DA SILVA TREVISAN
SÃO CAETANO DO SUL
2018
GRAZIELA BATISTA DA SILVA TREVISAN
ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Paulista de Serviço Social, como requisito parcial para obtenção do grau de Pós Graduada em Enfermagem, sob a orientação da banca geral examinadora.
SÃO CAETANO DO SUL
2018
GRAZIELA BATISTA DA SILVA TREVISAN
ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Paulista de Serviço Social, como requisito parcial para obtenção do grau de Pós Graduada em Enfermagem, sob a orientação da Banca Geral Examinadora.
Aprovada em:
BANCA EXAMINADORA
_____________________________________________________________
Prof.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
Dedico essa monografia a todos os profissionais da enfermagem que atuam em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica doando de sua vida em prol do bem estar do paciente em estado crítico e seus familiares.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu filho Samuel, por entender a minha ausência durante o período de pesquisas, meu esposo Fernando por me apoiar e incentivar no crescimento acadêmico e profissional, minha mãe Ray por me motivar a enfermagem desde sempre, meu irmão Gabriel que juntamente com meu esposo sempre me apoiou em minhas escolhas, minha querida avó Luzia que ao lado de minha mãe sempre foi meu norte e minha inspiração e, por fim, ao meu amado avô Sr. RAYMUNDO (in memorian), que estará eternamente em nossos corações, por ser meu exemplo de vida e de amor ao próximo e por sempre me mostrar o caminho da perseverança na profissão, bem como quero deixar aqui minha gratidão a todos os demais familiares que sempre me incentivaram e apoiaram.
RESUMO
Trata de um estudo bibliográfico com analise sistematizada e qualitativa que busca conhecer e analisar a forma de desenvolvimento do trabalho realizado por enfermeiros de UTI Pediátrica, observando como preceito principal a humanização na assistência a pacientes infantis em estado críticos. A população-alvo estudada foi composta por pacientes de UTI Pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento instala em Ribeirão Pires/SP. Traçando um breve relato da história da implantação das UTI´s no Brasil antes de adentrar a questão colocada, bem como o surgimento da necessidade de Humanização no Atendimento de Terapia Intensiva com ênfase em Pediatria. O estudo também tratará das dificuldades que o profissional poderá encontrar no futuro desta profissão, se aprofundando na capacitação de forma continuada devendo ser oferecida pelas Instituições de Saúde.
Palavras-chave: UTI Pediátrica, enfermeiro, intensivista, humanização.
ABSTRACT
It is a bibliographical study with systematized and qualitative analysis that seeks to know and analyze the way of development of the work performed by nurses of Pediatric ICU, observing as main precept the humanization in the care of critically ill children. The target population studied was composed of patients from the Pediatric ICU of the Ready Attendance Unit installed in Ribeirão Pires / SP. A brief account of the history of the implantation of the ICUs in Brazil before entering the question posed, as well as the emergence of the need for Humanization in the Intensive Care Service with emphasis in Pediatrics. The study will also address the difficulties that the professional can encounter in the future of this profession, deepening in the training on a continuous basis and should be offered by the Health Institutions.
Key words: Pediatric ICU, nurse, intensivist, humanization.
OBJETIVO
Identificar quais atendimentos faz o profissional intensivista e qual a melhor forma de efetuar os atendimentos em UTI Pediátrica.
METODOLOGIA
Método qualitativo de pesquisa, buscando informações tanto via web e em obras publicadas, bem como um estudo de caráter descritivo, de temporalidade transversal.
A problemática levantada nesta pesquisa foi: Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
O estudo concentrou-se na UPA – Ribeirão Pires/SP, região do ABC Paulista.
O público-alvo estudado foi composto por pacientes da UTI Pediátrica e equipe de enfermagem, composta de 12 enfermeiros. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2018.
Para verificar o resultado foi utilizado um questionário responsivo com breve levantamento de sexo e idade, a pesquisa levantou questões relativas ao que os profissionais visualizam sobre dificuldades de prestação de serviços.
Sumário
INTRODUÇÃO 10
Capítulo I - 11
Capítulo II – 13
Capítulo III – 15
Capítulo IV - 17
Capítulo V - 26
Capítulo VI - 28
Capítulo VII - 30
Considerações Finais 34
Referencias 36
INTRODUÇÃO
No primeiro capítulo vamos explanar sobre o surgimento das UTI´s no início do século XX nos EUA com as salas de recuperação, iremos passar pelo início da implantação deste setor no Brasil na década de 70 em São Paulo e assim seguiremos com o descobrimento dos anestésicos e antibióticos, o aprimoramento de técnicas cirúrgicas e o desenvolvimento de equipamentos tecnológicos que, até hoje, permitem melhor e maior suporte a equipe intensivista.
...