Fármacos anti-inflamatórios
Por: raquelemanuelle • 4/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 454 Palavras (2 Páginas) • 674 Visualizações
Farmacologia aula 1 np1
Fármacos anti-inflamatórios capitulo 41 pag 496
AINES- anti-inflamatórios não esteroidais ou seja não são hormônios.
CORTICOIDE- hormônio- anti-inflamatório.
Assim o corticoide tem mais efeito adverso!
Sinais da inflamação: dor, calor, rubor, edema e perda de função do tecido lesado, em uma situação de inflamação os medicamentos mais indicados são os não esteroidais, o corticoide e bem mais eficiente porem com mais efeitos adversos, sendo assim utilizados em casos específicos.
Anti-inflamatório não esteroidais
Inflamação: trauma físico, agentes químicos, resposta à patógenos. [pic 1]
Tentativa do organismo de inativar e destruir esses patógenos e promove a reparação do tecido lesado.
Na resposta inflamatória temos vários mediadores do organismo que vai desencadear esse processo inflamatório: principal são as prostaglandinas. Elas são formadas a partir do ácido araquidônico (encontrado na membrana plasmática da célula-fosfolipidica, dentre esses lipídios está o ácido araquidônico). Então a partir do ácido araquidônico que as prostaglandinas são formadas, para isso acontecer existe a enzima ciclooxigenase COX, a prostaglandina além de estar envolvida no processo de inflamação ela está envolvida também em outros processos fisiológicos.
Então para impedir o processo inflamatório, e preciso um fármaco que iniba a formação da prostaglandina, ou seja bloquear a enzima ciclooxigenase. Então e justamente aqui que os AINES agem.
Mecanismo de ação dos AINES: bloquear ou inibir a enzima ciclooxigenase, impedindo assim a formação das prostaglandinas e prostaciclinas não tendo assim a continuidade do processo inflamatório.
Existem duas formas de isoformas de ciclooxigenase: COX1 e COX2.
Cox 1: age no ácido araquidônico formando as prostaglandinas constitutiva, ou seja relacionada a homeostase do organismo, relacionada também a agregação plaquetaria (coagulação sanguínea) e na proteção gástrica. Ou seja diminui a secreção de ácido e aumenta a secreção de muco.
Cox 2: relacionada a produção de prostaglandinas envolvidas no processo inflamatório.
Os AINES bloqueiam a ciclooxigenase, assim qual delas ele vai bloquear...
AINES não seletivo: bloqueia as duas COX 1 e COX2. Tendo assim esse medicamento a maioria dos efeitos adversos.
Ex: diclofenaco (cataflan) atua bloqueando a cox 1 e a 2, quando bloqueia a COX 1 ele inibe a síntese das prostaglandinas relacionadas a inflamação (dor, edema, febre...) porem ele inibe as prostaglandinas relacionadas a proteção gástrica, assim aumenta a secreção de ácido e diminui a secreção de muco (causando dor no estomago, pirose, sangramento).
Ácido acetilsalicílico AAS (ASPIRINA)
Analgésico (relacionado a prostaglandina E2) e antitérmico
E ante agregante plaquetario.
Efeito sobre as plaquetas: mediador tromboxano A2 (relacionado a aglutinação-agregação das plaquetas) o AAS inibe também a formação do tromboxano. A cox 1 quando age no ácido araquidônico ele forma o tromboxano, este e envolvido quando e necessário a agregação plaquetaria.
Se bloquear a cox 1 pelo AAS, não terá a formação de tromboxano, não terá a agregação plaquetaria.
...