Lavagem correta das maos
Por: isamaciel_ • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 914 Visualizações
INTRODUÇÃO
A lavagem das mãos é o método mais importante para a prevenção da propagação de infecção relacionadas à assistência. Mesmoa lavagem correta das mãos, ser a forma mais qualificada e reconhecida a muitos anos na mediada de prevenção e controle das infecções, colocá-la em prática é uma tarefa complexa. As mãos podem ser um reservatório de microrganismos, por isso deve seguir a técnica de higienização adequada.
O termo higienização das mãos compreende: Higienização simples das mãos, higienização antisséptica, fricção antisséptica e antisséptica cirúrgica. Tem como objetivo eliminar da pele sujidades, substâncias tóxicas, medicamentos e microrganismos temporários e residentes, evitar a proporção de doenças, proteger o profissional e cliente das agressões do meio, prevenir e reduzir as infecções.
1 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),a higienização das mãosé a medida mais simples e mais econômica para prevenir a disseminação das infecções,principalmente no meio hospitalar.
Embora seja uma técnica simples, a uma baixa taxa de adesão dos profissionais da saúde à prática da higienização das mãos, que pode ser ocorrida pela falta de tempo, sobrecarga de trabalho, irritação e/ou ressecamento das mãos por uso contínuo de produtos inadequados na higienização das mãos, difícil acesso às pias, a não conscientização do profissional da importância da lavagem correta das mãos, entre outros.
A higienização das mãos tem a finalidade de remover sujidades, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato. Com isso prevenir e reduzir as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
A Organização Mundial da Saúde, com o intuito de facilitar a memorização das indicações para a higienização das mãos, recomenda que os profissionais da saúde devem obrigatoriamente higienizar as mãos em cinco momentos:
1. Antes do contato com o paciente;
2. Antes da realização de procedimento asséptico;
3. Após risco de exposição a fluidos corporais;
4. Após contato com o paciente;
5. Após contato com áreas próximas ao paciente.
Portanto, todos os profissionais de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado, deve higienizar as mãos e estar conscientizado da importância desta técnica, na prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde, principalmente aquelas decorrentes da infecção cruzada.
2 MICROBIOTA DA PELE
Os microrganismos que habitam os diversos sítios anatômicos do corpo humano são classificados em 2 grupos:
Microbiota (flora) residentes ou colonizadoras;
Constituída de microrganismos de baixa virulência, colonizam as camadas mais profundas da epiderme, e são mais resistentes a remoção pelas técnicas de higienização. É composta por bactérias normalmente presentes na superfície cutânea.
Ex: estafilococos, micrococos.
Microbiota (flora) transitória ou contaminante;
Colonizam camadas mais superficiais, esão geralmente removíveis pela higienização das mãos, com água e sabão ou destruídos / inativados pelo uso de antissépticos. São geralmente adquiridos durante o cuidado com os pacientes e estão relacionados frequentemente às infecções hospitalares.
Ex: estafilococos aureus, enterococos, bactérias Gram-negativas, vírus e fungos.
3 TECNICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
De acordo com a AVINSA, a técnica para higienizar as mãos pode variar, depende da finalidade do procedimento ao qual se destinam, podendo ser divididas em: Higienização simples das mãos, Higienização Antisséptica, Fricção Antisséptica, Antisséptica cirúrgica
Antes de realizar qualquer técnicadeve-se retirar todos os adornos, pois sob tais objetos podem acumular microorganismos.
3.1 Higienização simples das mãos
Tem finalidade de remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e células mortas.
1. Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se na pia.
2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies da mão.
3. Ensaboar as palmas da mão, friccionando-as entre si.
4. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice e versa.
5. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.
6. Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos com movimentos de vai e vem e vice e versa.
7. Esfregar o polegar direito, com o auxilio da palma da mão esquerda, utilizando movimento circular e vice e versa.
8. Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda, contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice e versa.
9. Esfregar o punho esquerdo, com o auxilio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice e
...