Monografia Híbrida Histologia
Por: Hercules souza Silva • 20/4/2021 • Monografia • 723 Palavras (3 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
AVALIAÇÃO 1
1° semestre/ 2021
Disciplina: Híbrida Histologia 60h
Curso: Enfermagem
Turma: manha
Docente: Profa. Dra. Susana Melo
Discente: Andreia da Silva Lima Oliveira
Matrícula: 01391538
Data: 07 \ 04 \ 2021
Faça a prova com CALMA E ATENÇÃO!
- Sobre a biossegurança em laboratórios, analise os símbolos a seguir e assinale a alternativa que represente, de forma CORRETA, a quais riscos estes símbolos pertencem, respectivamente: (1,0 ponto)
[pic 2]
- Ergonômico e Biológico.
- Radioativo e Químico.
- Biológico e Radioativo.
- Radioativo e Infectante.
- A elétron-micrografia apresentada é de uma especialização apical das células epiteliais, do tecido epitelial de revestimento, tem como principal função exercer intensa absorção, podemos afirmar que se trata de (1.0 ponto):
[pic 3]
Fonte: Junqueira e carneiro, 2018.
- Interdigitações
- Estereocílios
- Flagelos
- Microvilosidades
- Os tecidos epiteliais glandulares são constituídos por células especializadas na atividade secretora. Possuem glândulas unicelulares e pluricelulares. Sobre as glândulas pluricelulares, assinale a resposta certa (1.0 ponto):
- A glândula caliciforme é encontrada no revestimento interno do intestino e do sistema respiratório.
- As glândulas adrenal e hipófise são exemplos de glândulas exócrinas cordonais.
- As glândulas exócrinas sempre têm duas porções: uma secretora e outra formada por ductos excretores, exemplo: glândula sebácea.
- As glândulas salivares podem ser consideradas mistas, pois atuam como endócrinas e exócrinas.
- Explique de que maneira o tecido conjuntivo desempenha as funções de sustentação, preenchimento, armazenamento, reparação e até mesmo de defesa no corpo humano. (1.0 ponto)
R : o tecido conjuntivo desempenha várias funções tais como a Sustentação que dar o suporte para o tecido epitelial muscular e nervoso, tendo também como o preenchimento que serve para preenche todos os espaço entre os variado tipo de tecido, e temos também o Armazenamento que o nome já diz , AMAZENAMAR que serve para armazenar o tecido conjuntivo e o tecido adiposo, glicosaminoglicana e eletrólitos ,tecidos conjutivos frouxo,na constituição do tecido conjuntivo, esta incluída células fagocitária e células produtoras de anticorpos tais como plamocitos além da substancia fundamental, funcionado como barreiras para evitar que a bactérias penetre, e ate mesmo outras partículas que atinge o conjuntivos.
- Com base no artigo Lebreiro et al., 2010, sobre a síndrome de Marfan, manifestações clínicas, fisiopatologia e novas perspectivas da terapêutica farmacológica, assinale a resposta incorreta (1.0 ponto):
- Em 1896, Antoine-Bernard Marfan, descreveu uma criança de 5 anos com várias anomalias esqueléticas, realçando o excessivo crescimento dos ossos longos.
- A doença é causada pela falta de resistência nos tecidos ricos em fibras elásticas, com um padrão de hereditariedade autossômico dominante, localizado no cromossomo 15.
- As manifestações clinicas são: alterações da válvula coronária, disfunção da válvula aórtica, escoliose, descolamento do cristalino, deformação grave do esterno e da coluna vertebral, dentro outros sintomas que são vistos nos pacientes acometidos por essa doença.
- O diagnóstico clínico da Síndrome de Marfan requer uma equipe multidisciplinar.
- A fotomicrografia representa um tipo de tecido conjuntivo de coloração escura, que se deve a vascularização abundante e numerosas mitocôndrias em suas células. É especializado na produção de calor e termorregulação de recém-nascidos. Sendo encontrado apenas em bebês recém-nascidos, desaparecendo com o crescimento. Assinale a resposta certa (1.0 ponto)
[pic 4]
Fonte: Junqueira e Carneiro, 2018.
- Tecido adiposo unilocular
- Tecido adiposo multilocular.
- Tecido cartilaginoso
- Tecido epitelial glandular.
“Somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um feito, é um hábito” – Aristóteles.
Boa prova! 😊
...