O CÂNCER DE PELE
Por: Quelsilva • 17/5/2017 • Ensaio • 453 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
2 CÂNCER DE PELE
Segundo pesquisas realizadas, obtivemos informações importantes sobre o câncer de pele, para o embasamento de nosso conceito científico, assim podendo concretizar a prevenção de tal doença.
Sabe-se que a radiação do sol traz diversos benefícios para nossa pele, porém devemos tomar cuidado com a quantidade de exposição aos raios solares.
No Brasil, o câncer de pele representa 30% dos diagnósticos de câncer, de acordo com registros realizados anualmente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O câncer de pele dá-se pelo crescimento irregular e descontrolado das células da pele.
É possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: melanoma e câncer de pele não melanoma (CPNM).
Câncer de pele não melanoma são os carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC).
2.1 Câncer de pele não melanoma
É o câncer que tem mais ocorrências no Brasil, entretanto, é o que tem menor mortalidade, pois se diagnosticado com antecedência possui grandes índices de cura.
(Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto)
Estimativa de novos casos: 175.760, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres (INCA - 2016)
Número de mortes: 1.769, sendo 1.000 homens e 769 mulheres (SIM - 2013)
( INCA)
2.1.1 Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular se origina nas partes do corpo com grande quantidade de folículos pilosos , como nariz
Dentre os cânceres não melanoma, o Carcinoma Basocelular (CBC) é o câncer mais comum e de bom comportamento, seu crescimento acontece de forma lenta. O aparecimento acontece nas áreas mais expostas aos raios solares. Este câncer não tem riscos de se espalhar pelo corpo.
O CBC encontra-se geralmente em pessoas de pele clara, com baixo teor de bronzeamento. É mais freqüente em adultos, principalmente idosos, contudo, jovens com muita exposição solar podem desenvolve-lo futuramente.
( DR. GUSTAVO ALONSO )
- Fatores de risco para o carcinoma basocelular
Os fatores próprios da pessoa: pele clara, tendência a queimadura solar e antecedente de CBC prévio. Pacientes com alguma deficiência no sistema de defesa, principalmente os transplantados.
O principal fator ambiental: o excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV). Grande exposição a produtos químicos como arsênio e também radiação.
( INSTITUTO ONCOGUIA )
REFÊRENCIA BIBLIOGRAFICA
DR. GUSTAVO ALONSO. Câncer de pele. [ citado 2017 Abril 18 ]. Disponível em: http://www.cancerdepele.net.br/cancer-de-pele
INCA. Instituto Nacional de Cancêr José Alencar Gomes da Silva. [ citado 2017 Abril 18]. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home
REVISTA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO. Câncer de pele. [ citado 2017 Abril 27 ]. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=480
...