O COMPORTAMENTO E SAÚDE
Por: hovalcrad • 8/8/2015 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Comportamento e Saúde.
Fazendo uma breve reflexão sobre os meus comportamentos diários percebi que minhas atividades influenciam de alguma forma na minha própria vida, diretamente ou indiretamente, melhorando ou piorando, sendo de imediato e em longo prazo. Estes comportamentos podem melhorar a manutenção da saúde, mas devido a minha rotina e trabalhando em dois empregos públicos, acabo não conseguindo seguir as recomendações médicas de sempre praticar atividades físicas regulamente, fazer uso de protetor solar, manter uma alimentação saudável e dormir bem à noite, mesmo tendo consciência que estes hábitos são importantes para prevenção de doenças. Também, às vezes deixamos para depois a oportunidade de desfrutar de momentos prazerosos de lazer, meditar, rir, viajar, gozar de ferias, fazer novas amizades ou adotar um animal de estimação, sendo que estes comportamentos mantem uma otimista melhora na nossa qualidade de vida, ajuda-nos a conviver melhor com os fatores estressantes.
Atualmente qualidade de vida é a associação de saúde e bem-estar que tem ligação com o mundo em que vivemos, onde a conscientização acaba prejudicada pelo descaso que nos afeta, direta ou indiretamente, nos nossos relacionamentos interpessoais e o ar que respiramos todos os dias. Onde o desenvolvimento de um pensamento positivo melhora a qualidade de vida, através da definição de metas especificas e objetivas para termos o controle de hábitos saudáveis, usando sempre o bom humor para lidamos com as situações estressantes. A maneira que como reagimos a esses estímulos depende sempre do controle que nos afeta ou adquirimos.
Sabendo que os princípios básicos da saúde é uma boa alimentação saudável para prevenção de doenças, mesmo assim expomos ao excesso de alimentos calóricos e para manutenção do corpo saudável com muita disposição, acabamos adequando para restrições alimentares rígidas que pela quantidade, qualidade ou variedade reduzida, levam para o agravamento de complicações da saúde. Mesmo sabendo que uns dos maiores fatores de risco para doenças são o sedentarismo, não damos importância para um tempinho para as atividades físicas que melhora a nossa qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para reduzir 50% (cinquenta por cento) de risco de doenças cardíacas, devemos fazer 05 (cinco) vezes por semana 30 (trinta) minutos de atividades físicas.
Para fazer nosso organismo produzir substancia endorfinas que são importantíssimas para uma boa disposição e um bom humor, é necessário praticar exercícios aeróbicos, como pedalar, correr, nadar e caminhar. Devemos estimular nosso bem estar físico e mental, deixando de usar elevadores e passando a subir pelas escadas, quando estiver próximo do trabalho e aproveitar para ir caminhando, andar de bicicleta no final do dia ou fim de semana. A prevenção depende destas atitudes para evitar doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, câncer, obesidade, estresses, depressão e outras. Também não podemos esquecer que o cigarro e as bebidas alcoólicas têm substancias nocivas para nossa saúde.
As politicas públicas são importante para o incentivo para a promoção, prevenção e recuperação da saúde, adequando espaços públicos para atividades físicas. Onde tento diariamente melhorar meu estilo de vida com hábitos mais saudável, adotando atitudes, evitando, controlando e conhecendo os fatores de riscos e optando por uma alimentação mais saudável e de qualidade. No entanto, ainda é necessário mais atenção com o cuidado pela nossa saúde, melhorando a qualidade de vida e tendo mais amor pela vida.
...