O GENOGRAMA E ECOPAMA
Por: EolaPaula • 26/10/2015 • Seminário • 5.356 Palavras (22 Páginas) • 683 Visualizações
[pic 1]
PALOMA CANITO DA SILVA B745FE2
EOLA PAULA DE OLIVEIRA B63HGH4
KEYLA RAFAELA SILVERIO B706FJ8
GENOGRAMA E ECOPAMA
BAURU
2015
PALOMA CANITO DA SILVA B745FE2
EOLA PAULA DE OLIVEIRA B63HGH4
KEYLA RAFAELA SILVERIO B706FJ8
GENOGRAMA E ECOMAPA
Trabalho de Atividades Práticas supervisionadas
Apresentado a disciplina pratica clinica processo
de cuidar, mulher adulto e adolescente curso de
Enfermagem, UNIP.
Prof.ª Selma
Bauru
2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODO 4
3 Família 5
4 Instrumentos para avaliação estrutural da família 6
4.1 Genograma 6
4.1.1 como utilizar o genograma 7
4.1.2 Símbolos do genograma 8
4.2 Ecomapa 9
4.2.1 como utilizar o ecomapa 10
5 Estudo de caso 11
6 Genograma e Ecomapa da família 14
7 Diagnósticos e intervenções de Enfermagem 15
8 Conclusão
9 Referências bibliográficas
1 INTRODUÇÃO
O genograma e o ecomapa são instrumentos de avaliação estrutural da família, que permite compreender os processos familiares, a composição familiar, como os membros se organizam e como interagem entre si e com o meio ambiente, ajuda conhecer os problemas de saúdes enfrentados, quais são as situações de riscos e as vulnerabilidades da família (1). Esses instrumentos são de simples utilização e são vitais para o planejamento do cuidado da saúde da família. (2)
2 METODO
Revisão dos artigos: Contribuições do genograma e do ecomapa para o estudo de famílias em enfermagem pediátrica; Genograma e ecomapa: possibilidades de utilização na estratégia de saúde da família, A família enquanto contexto de desenvolvimento humano: implicações para a investigação em saúde; que foram pesquisados em bancos de dados como Scielo. Revisão de capítulos dos livros Enfermeiras e famílias, 5° e 3° edição.
REVISÃO BIBBLIOGRAFICA
3 A FAMILIA
A vida familiar tem passado por modificações quanto à sua constituição e valor perante a sociedade, havendo várias definições e maneiras de compreender a família, cada uma atendendo a uma finalidade. A família pode ser definida como um grupo unido por laços de casamento, sangue ou adoção, vivendo em um único espaço, com papeis de marido e de esposa, de mãe e de pai, de irmão e de irmã e que criam uma cultura comum. 5
As famílias podem ter papeis e funções, considerando que seu principal valor reside nos relacionamentos, sendo as emoções, positivas e negativas, construtivas e destrutivas, o tecido da composição familiar
A família vem sendo estudada enquanto contexto de desenvolvimento humano, em que os indivíduos aprendem, vivenciam e exercitam os modelos que serviram de protótipo para as relações que desenvolveram ao longo da vida. É de fundamental importância ter o conhecimento das características da família, do contexto social, cultural e econômico na qual inserida, pois assim serão planejadas corretamente as intervenções de saúde. (6)
...