O MÉTODO PILATES NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA TORÁCICA EM ADOLECENTES – REVISÃO DE LITERATURA
Por: JULIANA170577 • 14/3/2022 • Trabalho acadêmico • 7.452 Palavras (30 Páginas) • 200 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS,[pic 1]
SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS
CURSO DE FISIOTERAPIA
ALINE SANTOS CARDOMINGO
O MÉTODO PILATES NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA TORÁCICA EM ADOLECENTES – REVISÃO DE LITERATURA
Guarulhos
2021
ALINE SANTOS CARDOMINGO [pic 2]
O MÉTODO PILATES NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA TORÁCICA EM ADOLECENTES – REVISÃO DE LITERATURA
Projeto de trabalho de conclusão de curso da Faculdade Integrada de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, como requisito parcial para obtenção de título de bacharel em fisioterapia.
Orientadora: ProfessoraMs. Carla Gueli
Coorientadora: Professora Ms. Angela Mitzi
Guarulhos
2021
[pic 3]
[pic 4]
Defesa do trabalho de conclusão do curso do acadêmico Aline Santos Cardomingo, intitulado: O método Pilates na prevenção e no tratamento da escoliose idiopática em adolescentes. Orientado pela Ms.Carla Gueli apresentado à banca examinadora designada pelo Colegiado do Curso de Fisioterapia da FG, em (dia) de (mês) de 2021.
Orientador: Prof.ª MS
São Paulo............. de ........................... de 2021
Banca Examinadora.
_____________________________________________________
Prof.ª (Orientadora)
(Banca Externa)
__________________________________________________________
(Banca Interna)
CONCEITO FINAL: ___________
DEDICATÓRIA[pic 5]
A minha querida família, que tanto admiro dedico o resultado do esforço realizado ao longo deste percurso.
[pic 6]
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, a minha mãe e ao meu pai por me apoiarem em todo o meu período de graduação.
Aos professores que me forneceram toda a base necessária para a realização deste trabalho, tenho profunda admiração pelo vosso profissionalismo.
À instituição de ensino Faculdades Integrada de Ciência Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos que foi essencial no meu processo de formação profissional, pela dedicação, e por tudo o que aprendi ao longo dos anos do curso.
Por fim, a todos aqueles que contribuíram de alguma forma, para a realização deste trabalho.
EPÍGRAFE[pic 7]
Os sonhos não determinam o lugar que você vai estar,
mas produzem a força necessária para
o tirar do lugar que você está.
(Augusto Cury)
RESUMO[pic 8]
Introdução: Durante a adolescência muitos jovens sofrem com dores na coluna devido a isso buscam ajuda médica e com base na avaliação médica e exames de imagem descobrem a escoliose idiopática que é uma disfunção típica em adolescentes, o tratamento fisioterapêutico é o tratamento conservador mais indicado, e um dos melhores métodos é o Pilates pois esse método é de grande eficácia para tratamentos posturais . Objetivo: Identificar os melhores métodos dentro do método Pilates para prevenir e tratar a escoliose idiopática em adolescentes. Métodos: Para esta revisão foram utilizados artigos publicados entre 2015 e 2021, nos bancos de dados Google acadêmico, PeDRO, PUBMED, SciELO e LILACS. Resultados: Conclui se que a escoliose é um desvio tridimensional do eixo espinhal, a escoliose idiopática é a forma mais comum de escoliose e pode ser vista em 2 a 4% das crianças entre as idades de 10 e 16 anos. Conclusão: O Método Pilates projeta os exercícios de forma global, mantendo a coluna em sua forma neutra. Este método traz benefícios na flexibilidade, postura, coordenação, além de adquirir um grande fortalecimento muscular.
Palavras chave: Escoliose Idiopática, Adolescentes, Pilates.
ABSTRACT[pic 9]
Introduction: During adolescence, many young people suffer from back pain because of this they seek medical help and based on medical evaluation and imaging tests discover idiopathic scoliosis which is a typical dysfunction in adolescents, physical therapy treatment is the most indicated conservative treatment, one of the best methods is Pilates as this method is very effective for postural treatments. Objective: To identify the best methods within the Pilates method to prevent idiopathic scoliosis in adolescents. Methods: For this review, articles published between 2015 and 2021, in the academic Google, PeDRO, PUBMED, Scielo and LILACS databases were used. Results: It is concluded that scoliosis is a three-dimensional deviation of the spinal axis, idiopathic scoliosis is the most common form of scoliosis and can be seen in 2 to 4% of children between the ages of 10 and 16 years. Conclusion: The Pilates Method designs the exercises globally, keeping the spine in its neutral shape. This method brings benefits in flexibility, posture, coordination, in addition to acquiring great muscle strength.
Keywords: Idiopathic Scoliosis, Adolescents, Pilates.
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 10
OBJETIVOS ...................................................................................................................12
METODOLOGIA 13
RESULTADOS 14
DISCUSSÃO 25
CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS 31
INTRODUÇÃO
A escoliose idiopática é a forma mais comum de escoliose e pode ser observada em 2 a 4% das crianças entre as idades de 10 e 16 anos. Meninas e meninos são igualmente afetados, porém a probabilidade de evoluir com necessidade de tratamento é 10 vezes maior nas meninas. 1 Certas alterações físicas, como a menopausa durante a meia idade e a osteoporose (que ocorre majoritariamente na mulher durante a velhice), colocam as mulheres no grupo de risco em maior proporção. Devido a essas alterações físicas que a escoliose idiopática é comum em mulheres.
...