O PROCESSO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR
Por: Baylee1008 • 29/10/2018 • Resenha • 446 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
O PROCESSO DE CONTRAÇÃO MUSCULAR
A junção neuromuscular também chamada “placa motora”, é uma estrutura complexa que transmite de forma eficiente o impulso elétrico de um neurônio para o músculo esquelético, induzindo assim a contração muscular. É na junção neuromuscular que ocorrem as sinápses, região onde ocorre a comunicação dos neurônios, a troca de estímulos, esta possui componentes sinápticos específicos para que ocorra o repasse do impulso nervoso, são eles: elementos pré-sinápticos, fenda sináptica e elemento pós-sináptico. Sua organização se inicia pelo axônio, que é membrana final do neurônio motor e em seguida pela fenda sináptica, o espaço entre o axônio e a fibra muscular. Nesta fenda sináptica, o neurotransmissor acetilcolina será liberada, passando os estímulos às fibras musculares, o elemento pós-sináptico, ou membrana pós-juncional, onde contém os receptores da acetilcolina, estimulando assim o músculo à contração.
A acetilcolina ao se ligar aos receptores da membrana sarcoplasmática, membrana plasmática da fibra muscular, estimula uma despolarização dessa membrana através do influxo de sódio, tal processo leva a despolarização até os lugares chamados túbulos T, na qual vai estimular a saída de cálcio do retículo sarcoplasmático das celulares musculares. A despolarização da membrana da fibra muscular se propaga para o retículo sarcoplasmático e determina a saída de íons cálcio presentes em seu interior, em direção ao citosol. A fibra muscular é predominantemente composta por unidades contráteis conhecidas como sarcômeros. Cada sarcômero possui finos filamentos protéicos móveis denominados actina que possuem regiões de alta afinidade com a cabeça da miosina e encontram- se conectadas a proteínas transversais. No centro desta estrutura, existem filamentos grossos fortemente ancorados na célula, chamados de miosina que emitem projeções de suas superfícies em direção aos sítios ativos da actina. Tal ação do cálcio promove o deslizamento dos filamentos protéicos de actina sobre os de miosina, desencadeando a contração muscular.
Uma atividade muscular intensa vai resultar no que chamamos de Hipertrofia Muscular. Esse processo se dá pelo aumento do músculo, por aumento do diâmetro das fibras musculares, na qual também irá ocorrer um aumento do sarcoplasma (membrana plasmática da célula do músculo), aumento da quantidade de substâncias nutritivas e intermediarias metabólicas, como por exemplo, a Adenosina Trifosfato, responsável pelo armazenamento de energia e o glicogênio, responsável por ceder energia ao processo.
...