O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: diegom789 • 21/12/2018 • Trabalho acadêmico • 3.753 Palavras (16 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM sEGURANÇA DO tRABALHO
cláudio henrique de s. storch
DIÊGO MOREIRA DOS SANTOS
JOALDRO JESUS DOS SANTOS
luíz henrique n. de oliveira
ruteneia campos rOCHA
WAGNO REIS SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: Gestão e Controle
[pic 3]
Itamaraju-BA
2016
cláudio henrique de s. storch
DIÊGO MOREIRA DOS SANTOS
JOALDRO JESUS DOS SANTOS
luíz henrique n. de oliveira
ruteneia campos rOCHA
WAGNO REIS SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: Gestão e Controle
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. 5º Semestre FLEX e 6º Semestre para a disciplina Empreendedorismo, Gestão em Segurança do Trabalho e Técnicas de Medição, Análise de Risco e Gerenciamento de Risco e Tópicos Especiais em Segurança no Trabalho.
Prof.(s): Ewerton Taveira Cangussu, Larissa Furtado Chionpato / Claudiane Ribeiro Balan, Juliana A. Frias e Vinícius Pires Rincão.
Itamaraju-BA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DISCUTA A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS, QUAL O MEIO ATRAVÉS DO QUAL OS RISCOS SÃO APRESENTADOS AOS TRABALHADORES EM CADA AMBIENTE? 4
2.2 A APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS ASSOCIADAS A ACIDENTES DO TRABALHO EM PROL DE MELHORIAS A EMPRESA. 5
2.3 AGENTES QUE PODEM SER CONSIDERADOS RISCOS AMBIENTAIS. 7
2.4 QUAL A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR MEDIÇÕES DOS AGENTES QUE POSSAM ESTAR PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO PARA AS EMPRESAS? E PARA O TRABALHADOR? 8
2.5 O QUE SÃO LIMITES DE TOLERÂNCIA 10
2.6 RELACIONE OS EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÕES UTILIZADOS PARA AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. 11
2.7 CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREGADO PARA SER CONSIDERADO UM INTRAEMPREENDEDOR 12
2.8 QUAIS SÃO AS DIFICULDADES QUE UM INTRAEMPREENDEDOR ENCONTRA PARA SER PROTAGONISTA NO SEU TRABALHO 13
2.9 O QUE UM TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO PODE FAZER PARA AGIR DE FORMA EMPREENDEDORA NUMA EMPRESA, EM RELAÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
A produção textual tem como questões norteadoras de pesquisa as seguintes questões: Discuta a importância da identificação dos riscos, qual o meio através do qual os riscos são apresentados aos trabalhadores em cada ambiente; Abordar a aplicação de estatísticas associadas a acidentes do trabalho em prol de melhorias a empresa; De acordo com o texto “Os trabalhadores estão expostos a diversos agentes que variam de acordo com a atividade e outros fatores”. Relacione os agentes que podem ser considerados riscos ambientais.
A pesquisa pede também que fale sobre a importância de realizar medições dos agentes que possam estar presentes no ambiente de trabalho para as empresas; E para o trabalhador; O que são limites de tolerância.
Fazer uma relação entre os equipamentos de medições utilizados para avaliações quantitativas na área de Segurança do Trabalho; Quais são as características de um empregado deve ter para ser considerado um intraempreendedor; Quais são as dificuldades que um intraempreendedor encontra para ser protagonista no seu trabalho e o que um tecnólogo em Segurança do trabalho pode fazer para agir de forma empreendedora numa empresa, em relação aos riscos ambientais.
A pesquisa tem como texto base: Instrumentos de medição de agentes são fundamentais para evitar riscos ao trabalhador, por isso as empresas devem ficar atentas para escolher alternativas que se adequem às suas necessidades do autor Beto Soares.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DISCUTA A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS, QUAL O MEIO ATRAVÉS DO QUAL OS RISCOS SÃO APRESENTADOS AOS TRABALHADORES EM CADA AMBIENTE?
Independente do ramo de atividade laboral, os colaboradores podem estar expostos a uma série de riscos ambientais, ou seja, um conjunto de elementos, substâncias ou materiais que colocam em risco sua saúde e sua integridade física.
Também chamados de agentes ambientais, esses elementos devem ser levados em consideração quanto a sua natureza, intensidade, concentração e tempo de exposição do trabalhador, para que se assegurem as condições ideais para o desenvolvimento das atividades.
Divididos em classes específicas, os riscos ambientais podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos (ou de acidentes). As duas últimas categorias, embora não contempladas pela NR9, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, devem ser observadas da mesma maneira, já que o objetivo principal é garantir a segurança de toda a equipe.
A seguir, a descrição detalhada de cada uma das categorias:
Riscos Físicos – São aqueles que se referem às características físicas do ambiente, ligadas a fontes de energia, como por exemplo, vibrações, ruídos excessivos, temperatura extrema, pressão anormal, radiação, tanto nas formas ionizantes quanto não-ionizantes e alterações sonoras, como o ultra som e o infra som.
Riscos Químicos – São os produtos, substâncias ou ainda compostos químicos que estão sujeitos a absorção por parte do organismo, seja através do contato direto, pelas vias respiratórias ou ainda ingeridos, como gases ou vapores, névoas, fumaça ou poeira.
Riscos Biológicos – São as diferentes formas de micro-organismos aos quais os colaboradores possam estar expostos, e cujo contato se dá através da pele, da ingestão ou ainda pelas vias respiratórias, como fungos, bactérias, protozoários, vírus ou parasitas.
...