O STRESS PROFISSIONAL
Por: ANGELA134045 • 13/4/2015 • Artigo • 6.382 Palavras (26 Páginas) • 244 Visualizações
Stress Profissional,
Uma Ameaça para a Produtividade Industrial?
Milton Dias[1]
Elaine Rossi
Curso de Enfermagem do Trabalho
Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES
Resumo - Buscando entender porque poucas pessoas têm controle sobre as causas externas do estresse associadas à sua profissão, e como controlar modo de reação nessas situações procurou-se conhecimento em uma pesquisa bibliográfica apoiada em diversos autores as causas e conseqüências do Stress profissional (ocupacional), e evidenciar a importância da Qualidade de Vida no Trabalho analisando os fatores determinantes e que impedem um bom ambiente para o pleno desenvolvimento das atividades. Dessa forma o presente trabalho pela busca bibliográfica dos níveis de Stress no trabalho nas empresas apontou Infelizmente que o trabalho ainda é a principal fonte de Stress e que em estágio avançado interfere negativamente na vida pessoal e profissional. Sendo a satisfação das necessidades dos colaboradores e as condições de trabalho e do grupo consideradas como primordiais em importância, pois se sabe que as pessoas são acometidas pelo Stress em decorrência de prazos cada vez menores, das exigências do mercado, da competição interna e das variações econômicas, detecta-se que dentre as mais diferentes doenças psicossomáticas que se manifestam no indivíduo que possui baixa resistência ou não sabe combater o Stress, surgem doenças como a gastrite e a síndrome do pânico, incluindo ainda problemas como vaginites, doenças intestinais, hipertensão arterial, entre outros males, justificando-se
Abstract - This article aims at understanding why few people have control over the extern causes of stress associated to their profession and how to control the reaction way in this situations searching for knowledge about the causes and consequences in a bibliographic research supported by several authors and also evidences the importance of Life Quality at Work analyzing the determined factors which prevent a good environment for the full development of activities. In this way the present work for the bibliographic search of the stress level at work at companies unfortunately shows that the work is still the main source of stress and in which at advanced stage, interferes negatively in the personal and professional life. Being the satisfaction of the employees’ needs and the working conditions and the group considered as primordial in importance, we know that the people are affected by stress due to smaller given period of time, market requirements, internal competition and economic varieties, which result the most different psychosomatic diseases which affect the individual who has low resistance or does not know how to combat stress, diseases such as gastritis and the panic syndrome, also including problems as intestinal diseases, hypertension, among other problems appear. justifying - thus the present work for the search bibliographic levels of stress at work in enterprises.
Palavras-chave: Stress; Trabalho; Ameaça.
Introdução
O Stress profissional é um campo em expansão rápida, bem como o gerenciamento e o estudo do estresse ocupacional. O progresso científico pode ser ilustrado pela publicação de importantes livros de base sobre teorias de estresse profissional. As empresas e seus dirigentes têm uma tendência a explicar, ou "atribuir" sucessos e fracassos organizacionais através de características individuais das pessoas envolvidas, gestores são freqüentemente inclinados a culpar fatores de personalidade e o estilo de vida dos empregados por suas ausências do trabalho ou pelas queixas de saúde que reportam. É preciso levantar a questão de como seu estilo de liderança ou a organização do trabalho e empresa podem afetar o estresse e explicar as queixas de saúde. O presente artigo discute o Stress no Ambiente de Trabalho e evidencia a importância da Qualidade de Vida. Analisa os fatores determinantes e que impedem um bom ambiente para o pleno desenvolvimento das atividades. O assunto em questão, Stress no Trabalho, é muito atual e merece atenção, pois tem sido utilizado como indicador das experiências humanas e satisfação das pessoas que produzem bens ou serviços.
Vivemos em um mundo turbulento, onde as organizações enfrentam a todo o momento vários desafios para conquistarem e permanecerem no mercado e são a todo o instante, pressionadas por todas as partes envolvidas em seu negócio, para adotar de uma postura mais responsável perante a sociedade agora globalizada. O expediente humano vem sendo valorizado fazendo com que as organizações se dediquem a investir recursos e esforços no sentido de atender a cada vez mais as necessidades de seus colaboradores.
Para alcançar níveis de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas que apresentem motivação e sintam-se bem no ambiente de trabalho, que participem ativamente em suas funções que executam e que sejam adequadamente recompensadas justamente pelas suas contribuições.
Método
As pesquisas são utilizadas para obter informações e descobrir respostas para questões onde a utilização de todas as provas possíveis para o controle dos dados coletados e dos procedimentos empregados é fundamental para que se possa alcançar resultados satisfatórios ou no total êxito.
“A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômeno (variáveis) sem manipulá-los. Este tipo de pesquisa estuda os fatos e fenômenos do mundo físico e especialmente do mundo humano, sem a interferência do pesquisador” (BERVIAN; CERVO, 1983).
Para o autor, a pesquisa pretendida busca um aprofundamento maior da realidade e não deve ficar restrita somente no referencial quantitativo, deve se utilizar os métodos disponíveis e informações necessárias para atingir o objetivo do trabalho. A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômeno. Este tipo de pesquisa estuda os fatos e fenômenos do mundo físico e especialmente do mundo humano, sem a interferência do pesquisador (BERVIAN & CERVO, 1983). A pesquisa bibliográfica é um procedimento formal, com conteúdo de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.
...