PLANO DE AULA MEDULA ESPINHAL E TRONCO ENCEFÁLICO
Por: Galatas Enem • 11/12/2017 • Seminário • 421 Palavras (2 Páginas) • 881 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ESTUDOS DE ENFERMAGEM E NUTRIÇÃO
CURSO: Pós Graduação em Anatomia Humana
TURMA: 05ª
MÊS: Junho de 2015
DISCIPLINA: Teórica: Neuro – Medula Espinhal e Tronco Encefálico
PROFESSOR (a): Nilza Nascimento Guimarães
PLANO DE AULA
Objetivo:
Compreender a distribuição e condução das informações neurais na medula espinhal e tronco encefálico. Identificar os tratos e demais vias de condução de estímulos que circulam pela substância branca medular e do tronco encefálico. Compreender a distribuição funcional da substância cinzenta da medula espinhal e do tronco encefálico. Mapear as grandes vias aferentes e eferentes de informações que chegam ao encéfalo, percorrendo a medula espinhal e tronco encefálico. Estudar os componentes medulares e a classificação, distribuição e funções das estruturas do tronco encefálico.
Conteúdo Programático:
Prática (sexta-feira):
- Visualização das estruturas medulares, nervos periféricos, nervos cranianos e tronco encefálico em espécimes naturais e sintéticos.
Teórica (sábado):
- Conceitos básicos sobre o tecido nervoso da medula espinhal e tronco encefálico
- Mapeamento das vias medulares de transmissão de impulsos: tratos, fascículos e funículos;
- Mapeamento funcional da coluna cinzenta da medula: lâminas de Rexed e demais divisões funcionais desta coluna;
- Divisões do tecido nervoso no tronco encefálico: substância cinzenta própria do tronco encefálico, substância cinzenta homologa, formação reticular, tratos, fascículos e lemniscos do tronco encefálico;
- Nervos cranianos e a sua correlação com a substância cinzenta homologa do tronco encefálico;
- Principais aplicações clínicas e morfológicas da medula espinhal e tronco encefálico.
Método de avaliação:
A avaliação terá um componente objetivo, no qual o instrumento será uma prova escrita, para avaliar a aquisição teórica sobre o conteúdo exposto e também a capacidade do aluno de relacionar este conteúdo com a sua aplicação prática no cotidiano. Haverá também um componente subjetivo, no qual a participação, frequência, intervenções argumentativas durante o módulo serão observadas, considerando-se o aprendizado capacidade de relacionar o conteúdo à vivência prática e profissional do aluno.
Método de ensino:
Serão mescladas aulas expositivas e debates, com problematização, correlacionando o tema do módulo com as suas diversas aplicações clínicas, educacionais e sociais, no âmbito da estrutura e função do curso de especialização em anatomia.
Serão utilizados recursos pedagógicos como quadro branco, data-show, para projeção de slides e filmes, artigos científicos impressos, internet para busca de dados atualizados, apostila e capítulos de livros da área.
Referências Bibliográficas atualizadas a partir de 2009:
SCHUNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus: atlas de anatomia. 2ª ed., Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan: 2013.
TORTORA, G. J. e DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro, ed. Guanabara Koogan: 2010.
MACHADO, A. B. M.; Haertel, L. M. Neuroanatomia funcional. 3ª ed., São Paulo, ed. Atheneu: 2013.
...