Medula Espinhal
Trabalho Escolar: Medula Espinhal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/9/2013 • 268 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
Medula espinhal
A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente. No homem adulto mede aproximadamente 45 cm, sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se ao bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occiptal. O limite caudal da medula tem importância clínica e no adulto situa-se geralmente na 2ª vértebra lombar (L2). A medula termina afilando-se para formar um cone, o cone medular, que se continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.
ESTRUTURAS DE PROTEÇÃO
- Coluna vertebral
- Meninges
- Líquido cerebroespinal
Crânio-CalotaCraniana
A parte superior do crânio é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio)
da coluna. HÉRNIA DE DISCO
Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem
- Causas:
Predisposição genética
Envelhecimento
Falta de atividade física
Tabagismo
- Sintomas:
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.
- Diagnóstico
Raio X, ressonância magnética, tomografia
- Tratamento
Analgésicos, Antiinflamatório, fisioterapia, acupuntura.
Em casos mais severos a cirurgia é indicad
...