Pioneira wanda horta
Por: Felipe Barbosa • 1/6/2015 • Seminário • 393 Palavras (2 Páginas) • 1.996 Visualizações
Trabalho: Wanda de Aguiar Horta
1) Wanda Horta nasceu em 1926 em Belém do Pará, em 1936 sua família mudou-se para Ponta Grossa (PR). Seu interesse pela área da saúde ja estava presente, como não tinha idade para fazer a faculdade de medicina, ela fez o curso de voluntárias socorristas, e assim foi trabalhar enquanto se preparava para o vestibular.
2) Seu primeiro emprego já em Curitiba, foi no Posto de Puericultura da Legião Brasileira de Assistência. Como foi dedicada em suas tarefas, o serviço especial de saúde publica (SESP) estava oferecendo um bolsa de estudos para cursar na Escola de enfermagem de são paulo (USP) e foi indicada pela chefe.
3) Ao retornar à Curutiba trabalhou 4 anos no serviço do Sanatório médico - Cirurgico do portão, na divisão de tuberculose da secretaria da saúde publica do estado do Paraná. Em 1954 se casou e adotou o nome de Wanda de Aguiar Horta. E se mudou para São Paulo. Em são paulo trabalhou no hospital central de sorocabano, sanatorio do mandaqui, pronto socorro da carteira de acidentes do trabalho do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários. Em 1959 tornou-se docente da escola de enfermagem USP.
4) Pela ânsia de aprender e ensinar cursou pós graduação em pedagogia aplicada à enfermagem, em 1968 fez doutorado na EE Ana Nery e seu titulo foi reconhecido pela EEUSP, o que lhe permitiu ser livre docente da USP. Sob o patrocinio da ABEN miistrou muitos cursos em diversos pontos do pais: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio grande do Sul entre outro. Representou a ABEN em 1971.
5) Para divulgar suas ideias sem as restrições costumeiras, criou em 1975, a revista: Enfermagem em novas Dimensões. Mesmo vitima de uma doença degenerativa que nos ultimos anos, a prendeu a uma cadeira de rodas, ela continuou trabalhando com o entusiasmo de sempre. Em 1981 Wanda faleceu assim encerrando sua misão.
Poema explicativo do que é ser um enfermeiro e o que é enfermagem segundo Wanda Horta.
TORNAR-SE
(Wanda Aguiar Horta)
Ser enfermeiro
É se engajar
na realidade da vida.
É um sofrer e amar
consciente e decidido.
É se aceitar
Com autenticidade
Em uso constante
E responsável
De sua liberdade
É compartilhar,
Com seus pacientes,
As esperanças, o amor,
A vida, as alegrias,
A saúde e o nascimento;
As decepções,
A solidão e o sofrimento,
A angústia e a dor,
A morte, as tristezas
E as frustrações.
É dar de si mesmo
E com isso crescer;
É assumir um compromisso
E com ele amadurecer.
...