QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE PARASITOLOGIA
Por: Fead Alunos • 31/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.755 Palavras (8 Páginas) • 262 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Elenise Dias Da Silva Cruz - 11718183
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO DE PARASITOLOGIA
BELO HORIZONTE
2018
Exercício solicitado pelo professor Rafael Motta
em requisito de nota da matéria de parasitologia do
curso de enfermagem na faculdade UNI -ESTORIL – BELO HORIZONTE
BELO HORIZONTE
2018
1 – A esquistossomose é uma doença de grande importância na saúde pública, causada pelo parasito Schistosoma mansoni e capaz de causar quadros agudos e crônicos. A respeito deste parasito suas características biológicas e epidemiológicas responda as seguintes pergunta
- Descreva o ciclo biológico completo deste parasito e os sintomas da infecção.
Os ovos contendo os miracideos são colocados pelo homem no meio ambiente através das fezes. Quando alcançam as águas os miracideos saem dos ovos e nadam até encontrar o hospedeiro intermediário( o caramujo Biomphalaria SP). Dentro desse caramujo irão passar por transformações e se transformarão em esporocistos até tomarem a forma de cercarias. O caramujo libera as cercárias na água e essas nadam até o seu hospedeiro definitivo(o homem), penetram através da pele e mucosas, nesse momento perdem a cauda. Após a penetração na pele , as larvas recebem o nome de esquitossõmulos e migram através da corrente sanguínea até os pulmões. Dos pulmões seguem para o sistema porta, onde se alimentam e diferenciam-se em machos e fêmeas. Ambos migram acasalados para a veia mesentérica inferior e realizam a ovoposição, reiniciando todo o ciclo.
SINTOMAS:
Dias após a infecção pode se desenvolver uma erupção cutânea e ou coceira no local da pele em que o parasita penetrou, na maioria dos casos essa fase é assintomática. Após um a dois meses pode ocorrer febre, calafrios, tosse e dores musculares. A fase aguda também pode ser assintomática ou com presença de mal-estar acompanhado ou não de febre, problemas pulmonares, desconforto abdominal, presença de hepatite aguda. Após a postura dos ovos desenvolve-se a forma toxêmica, geralmente com presença de febre acompanhada de calafrios, sudorese, emagrecimento, alergias, diarreia, cólicas.
Na fase crônica surge a presença de diarreia mucossanguinolenta, dores abdominais e tenesmo, fibrose hepática, varizes esofagianas e hemorragias graves.
- Explique o mecanismo de infecção e detalhe como ocorre o mecanismo de escape de Schistosoma mansoni do sistema imune de seu hospedeiro.
A infecção é adquirida através do contato com a água doce, por meio de açudes, lagos, lagoas que contenham a forma infectante larvais ( cercárias), geralmente penetram mais nas pernas e pés por serem as partes que mais ficam em contato com a água, mais predominante nos horários de 10 ás 16hrs devido á forte luminosidade e temperatura mais quente e apropriada.
MECANISMO DE ESCAPE:
A resposta do sistema imunológico se dá contra a formas larvais infectante(cercárias). O mecanismo de defesa é a chamada imunidade concomitante, resposta imune que age contra as formas iniciais de reinfecção, mais frequente nos níveis de pele e pulmões, sem abranger os vermes adultos no sistema porta. Contudo essa imunidade não protege totalmente o indivíduo, inclusive nos casos de imunodeprimidos que são mais propensos á reinfecção.
c) Detalhe as características epidemiológicas que favorecem a infecção por este parasito.
As regiões tropicais e subtropicais são mais propensas á infecção, encontra-se como fator de predisponente também as pessoas carentes que vivem em locais que não dispõe do uso de água potável e saneamento básico. Locais onde se encontram os caramujos Biomphalária certamente em condições favoráveis , desenvolverão a transmissão da doença. E vale destacar a importância da educação sanitária.
2 – A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível muito comum entre homens em mulheres, seus sinais clínicos muitas vezes são confundidos com os de outras doenças venéreas. Com relação à Trichomonas vaginalis sua biologia e controle, responda as questões a seguir.
- Descreva seu ciclo biológico completo.
A transmissão se dá por relação sexual, através de divisão binária longitudinal, o homem é o único hospedeiro e não há formação de cistos devido á transmissão direta, sendo assim o vetor da doença. Com a ejaculação os triconomas presentes na mucosa da uretra são levados até a vagina através do esperma. Permanecendo no trato geniturinário, não sobrevivendo fora deste.
- Descreva o mecanismo patogênico, as lesões e sintomas mais comuns da doença.
MECANISMO PATOGÊNICO E LESÕES:
A contaminação se dá devido ao aumento do ph vaginal para valores maior que 5, ocorre alteração do epitélio genital e muitas vezes erosões da superfície das mucosas, gerando reação inflamatória, edema e vermelhidão. Ao mesmo tempo em que se aumenta o ph observa-se uma redução de lactobacillus acidophilus e o aumento de bactérias anaeróbicas.
SINTOMATOLOGIA:
A doença pode afetar tanto homem quanto mulher , mas os sinais e sintoma diferem nos grupos. No homem a infecção geralmente é assintomática e quando presentes desaparecem espontaneamente em algumas semanas. Pode manifestar uretrite, ardência miccional , hiperemia do meato urinário e ainda cistite, leve corrimento no canal da uretra, dor ao urinar e ejacular.
Nas mulheres são desencadeados os seguinte sinais e sintomas:
Desconforto durante relação sexual, prurido nas regiões internas da coxa, corrimento e prurido vaginal, prurido da vulva e edema dos lábios vaginais, odor vaginal, dor em região do baixo ventre. A sintomatologia é maior em mulheres que fazem uso de anticoncepcional oral.
...