Questionário IAM
Por: Gislaine Silva • 16/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 996 Visualizações
Questionário
1- Quais os sinais e sintomas de um “IAM”?
R: O sintoma clássico é uma dor um aperto do lado esquerdo ou no centro do peito, podendo irradiar para o pescoço ou para o braço esquerdo, porém em alguns casos o sintoma pode ser atípico, com dor do lado direito do peito, suor, enjoo, vômito, dor no estômago, falta de ar e palpitações , esta dor tem duração de 10 min, tem diferentes intensidades ou ainda sumir e voltar espontaneamente. Infelismente nem todos os pacientes tem esses sintomas; os diabéticos por exemplo pode ter um enfarto sem apresentar dor.
2- Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com “IAM”?
R: Manter o paciente em decúbito elevado, manter o paciente monitorizado, prover ambiente calmo e seguro, dar apoio emocional, assegurar a permeabilidade das vias venosas, (puncionar 2 acessos venosos- um sendo para ADM de drogas e outro para ADM soro) identificar o tipo de dor e comunicar o enfermeiro, aliviar a dor CPM, manter vigilância continua quanto a possíveis complicações – arritimias, choque cardiogenicos, verificar ssvv, observar resposta ao tratamento, ADM O2, manter material de urgência próximo ao leito, orientar quanto a repouso absoluto, orientar quanto a hábitos de vida saudável.
3- Quais os sinais e sintomas do AIT (acidente isquêmico transitório) ?
R: Um AIT tem inicio súbito e geralmente dura de 2 a 30 min, raramente se prolonga para alem de 1 ou 2 hr. Os sintomas são variáveis em função da parte do cérebro que tenha ficado desprovida de sangue e de O2, dessa forma pode ocorrer muitos sintomas diferentes, tais como: perda de sensibilidade nos braços, pernas ou outra parte do corpo, paralisia no braço ou na perna ou outra parte do corpo, enjoo ou fala enrolada e pouco compreensiva, perda parcial da visão, ou da audição, visão dupla, incontinência urinaria, desequilibrio e queda, desmaio.
Embora os sintomas sejam semelhantes aos de um AVE, são transitórios e reversíveis, no entanto os episódios de AIT podem acontecer mais de uma vez, inclusive no mesmo dia.
4- O que é fistola arterio venosa e para quer serve?
R: È um acesso utilizado para realização no tratamento de hemodiálise, uma ligação entre uma veia e uma artéria, feita através de cirurgia simples com anestesia local.
5- Quais os cuidados de enfermagem com insuficiência renal crônica?
R: A equipe de enfermagem deve direcionar os seus cuidados para avaliação do estado hídrico e identificar as fontes potenciais de desequilíbrio, proporcionar um programa nutricional adequado para assegurar a ingestão nutricional adequada dentro dos limites do regime do tratamento e promover as sensações positivas por encorajar o auto cuidado e aumentando a maior independência. É extremamente importante as explicações e a informação para o paciente e sua família em relação a doença renal crônica, opções de tratamento e complicações potenciais. Uma grande perda de apoio emocional é necessário ao paciente e familiares, por causa das inúmeras alterações experimentadas fisicamente.
6- Qual a função do hipotálamo?
R: Controla o sistema nervoso autônomo dos seres humanos, atua no controle da temperatura do corpo humano, controla e regula os processos de cede o fome, controla emoções e comportamentos, atua no processo de contração muscular, atua na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios, age no controle de vários hormônios pela hipófise, age nos processos relacionados ao desejo sexual, regula os estados de consciência e ritmos cotidianos(horários de vigília e sono).
7- Qual os cuidados como paciente com ALD (adrenoleucodistrofia)?
R: Conhecida como doença de Lorenzo, atinge o sistema renal e neuromotor, como assistência de enfermagem oferece cuidados voltado ao controle de complicações renais, auxilio na deambulação quando houver resposta motora, massagem de conforto, fisioterapia funcional, controle de ssvv, auxiliar a ingestão hídrica e controle de diurese.
8- Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com crise convulsiva?
R: Jamais tentar abrir a boca do paciente, deixar o paciente de lado para que não aspire a própria saliva, tirar a pessoa de perigo, para isso coloca-la deitada, manter afastada de objetos cortantes moveis, se possível tirar colares, óculos, e proteja a cabeça com algo macio, não jogue água no rosto da pessoa, se o tempo for superior a 2 min acione uma ambulância . Quando a crise terminar é normal haver sonolência, dor de cabeça e confusão mental, esse estado chama-se pós convulsão , nesse período evite dar de comer ou beber, pois os movimentos podem estar descordenados.
9- Quais os cuidados de enfermagem com o paciente com DM, com HIPER e HIPOGLICEMIA?
R: Controle de diabetes através do dextro, monitorar o paciente e educar quanto ao tratamento e fármaco prescrito pelo medico, identificar primeiramente a clareza do paciente para realizar o tratamento domiciliar, usar mecanismos para que o paciente não esqueça os horários das medicações e explicar pra ele sobre reações e atitudes frente ao uso de hipoglicemiantes, educar e monitorizar o paciente insulino dependente , orienta-lo quanto ao rodízio nas aplicações, orienta-lo quanto a forma de aspirar a insulina, armazenamento da insulina e transporte, monitorar frequentemente a glicemia capilar, principalmente em casos de estresse extremo, como por exemplo em pré e pós operatórios, coletar dados do paciente sob esquema terapêutico que utiliza em domicilio e sempre registrar informações no prontuário, assistir o paciente e monitorar níveis de hipoglicemia nos pacientes hospitalizados e adm cpm.
10- Quais os sinais e sintomas de um paciente com desnutrição e desidratação?
R: Desidratação: boca seca e pegajosa, diminuição na produção de urina, pouca ou nenhuma lagrima ao chorar, pele seca, dor de cabeça, tonturas, pressão arterial baixa, batimentos cardíacos rápidos, respiração rápida, febre em casos mais graves, delírio ou inconsciência.
Desnutrição adulto: cansaço e falta de energia, demora na recuperação de infecções, demora na cicatrização de feridas, irritabilidade, falta de concentração, dificuldade para se manter aquecido, diarreia persistente, depressão.
Desnutrição criança: incapacidade de crescer dentro da taxa esperada, mudança de comportamento, irritação, ansiedade ou letargia, mudança no cabelo e cor da pele.
11- Quais os cuidados de enfermagem com paciente com VAS (vias aéreas superiores)?
R: verificação de ssvv, umidificar as vias, remoção das próteses dentarias e corpo estranho orais, realizar aspiração da traqueostomia.
12- Quais os sinais e sintomas e cuidados de enfermagem com a doença de CRONH?
R: Diarreia, cólica abdominal frequente, febre e as vezes sangramento retal, pode ocorrer perda de apetite e perda de peso, dores nas articulações, lesões na região anal, incluindo hemorragia, algumas vezes a inflamação e as ulceras podem penetrar na paredes dos intestinos, formando um abscesso (uma coleção de pus) poderá também formar uma conexão anormal com outras partes do intestino ou de outros órgãos, o que é chamado de fistula.
...