Radiologia
Por: Cynthia Pedro • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 304 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
Filme – Língua: Vidas em Português
Não há linga portuguesa, há línguas em português (Jose Saramago)
“Pensemos que são, no nosso caso, oito séculos de pessoas a falar português e a escrever português. Muita coisa se perdeu, evidentemente, mas aquilo que ficou, aquilo que sobrou, aquilo que os arquivos e as bibliotecas guardam, dava para passar lá a vida inteira, mergulhado na língua portuguesa”. (Filme Línguas: vidas em português - Jose Saramago)
O documentário foi gravado em 5 países Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, e Japão, com muitos dialetos falados em português , onde a ideia era se fazer entender. Mostrando que a nossa riqueza linguista é tanta que mesmo falando o mesmo idioma em muitos “portugueses” a essência da nossa linguagem é a mesma.
O filme conta a história de varias pessoas com níveis sociais e intelectuais diferentes, mas todas unidas pelo português falado, uns com talentos nato em palavra como João Ubaldo Ribeiro, Martinha da Vila e outros humildes em sua colocações linguísticas, mas todos falando a mesmo português idioma, sem ser o mesmo português falado.
Essas variações do dialeto fortalecem as diferenças no cotidiano, nos costumes, na cultura, religião e em como foi ensinado essa língua em cada local visitado pelo diretor do filme, que é moçambicano criado em Portugal e mora no Brasil há mais de 25 anos – Victor Lopes
[pic 1] UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE – CAMPO LIMPO
TRABALHO DE LINGUAGEM JURÍDICA
FILME – LÍNGUA:VIDAS EM PORTUGUÊS
Equipe: Camila Rodrigues Pedro Carvalho – RA 2485685341
SÃO PAULO - SP
Maio/2015
...