Relatório de Estágio Supervisionado
Por: 92123840 • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 630 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
COMISSAO DE ESTÁGIO INSTITUCIONAL
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
CLAUDIANE MARIDA DE ALMEIDA
Relatório de Estágio Supervisionado
João Pessoa
2018
CLAUDIANE MARIDA DE ALMEIDA
Relatório de Estágio Supervisionado
Relatório apresentado como pré-requisito de conclusão do Estágio Supervisionado I do Curso de Bacharelado em Enfermagem.
Professor Orientador: Núbia de Souza Rufino
João Pessoa
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CAMPO DE ESTÁGIO 4
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2.2 DESCRIÇÃO DO TERRITÓRIO 4
3 DESENVOLVIMENTO COTIDIANO DO SERVIÇO 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado proporciona ao aluno o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições de ensino superior, além de favorecer, por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos futuros profissionais (SCALABRIN; MOLINARI, 2013).
O presente Relatório de Estágio descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa- UNIPÊ, desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação teórico-prático e integração do aluno com a realidade do ambiente hospitalar e dos profissionais de saúde.
Com a finalidade de cumprir uma carga horaria pré-estabelecida pela universidade, sob a orientação e supervisão de um professor, o estágio é uma atividade obrigatória que foi cumprida levando-se em conta a duração de 20(vinte) dias, correspondendo ao calendário letivo do ano de 2018.1
O campo de estágio foi A Clínica-Escola de Enfermagem Florence Nightingale – COLACE que presta serviços focados na promoção e prevenção da saúde, destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de outras Clínicas-Escola da Instituição, além de usuários do projeto “Rede Integrada: promovendo saúde e cuidando da Família Unipê”.
Dentre as atividades realizadas no local já mencionado, estão elas; avaliação de SSVV, Consulta de enfermagem, exame citológico, consulta nutricional, avaliação antropométrica, teste de glicemia e curativos.
2 CAMPO DE ESTÁGIO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Nome do local: A Clínica-Escola de Enfermagem Florence Nightingale -COLACE
Bairro: Água fria
Endereço: Rodovia BR-230,km 22
CEP: 58053-000
Cidade/Estado: João Pessoa - PB
Instituição pública ou privada: Pública
Setor da concedente onde foi realizado o estágio:
Data de início: 16-04-2018
Data de término: 14-03-2018
Carga Horária Semanal: 20 horas
Carga Horária Total: 80 horas
Professor de Estágio: Núbia de Souza Rufino
2.2 DESCRIÇÃO DO TERRITÓRIO
A Clínica-Escola de Enfermagem Florence Nightingale – COLACE, que presta serviços focados na promoção e prevenção da saúde, destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de outras Clínicas-Escola da Instituição, além de usuários do projeto “Rede Integrada: promovendo saúde e cuidando da Família Unipê”.
A Clínica-Escola está localizado no Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ, na Rodovia BR-230,km 22, Bairro Água Fria, João Pessoa - PB, e atende de segunda à quinta, nos três turnos.
Oferta aos usuários atendimentos como: avaliação de SSVV, Consulta de enfermagem, exame citológico, Consulta Nutricional, Avaliação Antropométrica, teste de glicemia e curativos.
3 DESENVOLVIMENTO COTIDIANO DO SERVIÇO
Realizada a primeira visita pudemos fazer a observação do local, visualizamos a estrutura física, como também o quadro de profissionais escalados do dia. . Nossa preceptora nos repassou todas as informações necessárias, nos permitindo ter conhecimento do que se tratava o Centro e como era seu funcionamento.
Nos dias que se seguiram realizamos aferição da pressão arterial (PA) de algumas idosas, as quais, a maioria delas relataram ter hipertensão arterial, porém faziam uso de medicamentos para controle da mesma, o que se confirmou na aferição da pressão arterial que não ultrapassava o valor de 130x70 mmHg.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais (BRASIL, 2013).
Ainda com o mesmo grupo de idosas tivemos a oportunidade de participar do grupo as quais faziam parte, grupo esse que se encontram todas as segundas-feiras. O grupo se chama BIA, que significa: Bem-estar, independência e autonomia. Fiquei encantada e bem satisfeita como entusiasmo e autonomia das idosas, onde as mesmas tem sempre uma coisa pra compartilhar, tornando perceptível que o referido grupo esta sendo realizado com eficácia e seus objetivos satisfatoriamente sendo alcançados.
A coordenadora do grupo nos propôs uma breve explanação sobre o processo de respiração e a importância de se respirar bem e de forma adequada. E assim fizemos. Mostramos um breve vídeo de como acontece todo o processo respiratório e posteriormente junto à professora explicamos de forma mais popular para que fosse possível o entendimento por parte das idosas.
...