Relatório de visita técnica no GRAAC
Por: ita96 • 12/5/2017 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 1.669 Visualizações
Relatório de visita técnica no GRAAC
Aluna: Maria Itamacia de Souza Martins RA: 20629697
Professora: Júlia Pinto Turma: 5 AM
No dia 22/11/2016 período da manhã visitamos o hospital GRAACC sob monitória do monitor de visitas Adebal, o hospital é um instituto de oncologia pediátrica que atende crianças, adolescentes com faixa etária de 0 a 21 anos de idade, atende crianças de todo o Brasil.
O hospital é constituído por dois prédios, cada andar do prédio novo foi construído através de doações de empesas, diretores e pessoas, e para os demais custo o hospital arrecada dinheiro através de bazar, leilões, materiais decorados para venda tais como urso, caderno, caneta e entre outros. Por ano o hospital gasta em média 97 milhões, possui 650 profissionais e 600 voluntários que promove diversas atividades e forma um suporte estratégico para a vida do hospital. O GRAAC atende pacientes por SUS e convênio.
O GRAACC possui um modelo centrado no individuo e na família, em todos os momentos os dois são assistidos. As famílias que vem de outros estados acompanhar as crianças que necessita de atendimento no hospital, recebem auxílio, para receber este auxílio e necessário vir somente um acompanhante do sexo feminino para acompanhar á criança que irá precisar de serviços médicos, a família recebe produtos de higiene, alimentos e quando não possui condições de irem para algum local, recebem auxílio moradia, o acompanhante poderá fica nessa casa durante todo o tratamento da criança. Tudo é criado como se fosse uma fantasia para a criança, como se fosse uma viajem por um universo de conto de fadas.
Visitamos alguns andares, esses andares do hospital contém uma grande estrutura para recepcionar essas crianças, no subsolo a unidade está equipada com Ressonância magnética, Tomografia computadorizada, Ultrassom, Ecocardiograma e Raios X.
No primeiro andar se encontra todo os serviço de triagem, consultórios, sala de enfermagem, farmácia, atendimento multidisciplinar, ambulatórios, e sala de procedimentos como biopsias de medula óssea , coleta de líquor e exames do fundo do olho. No segundo andar , o GRAACC possui quimioteca e fundação e transplante de medula óssea e possui uma escolinha para garantir o aprendizado da criança e do adolescente, estudantes que fazem tratamento e são pré-universitários, as provas de vestibulares como ENEM é aplicado dentro da unidade hospitalar.
A visita monitorada foi encerrada no terceiro andar onde se encontra o laboratório de transplante de hematologia, auditório e brinquedoteca que funciona como sala de espera, onde as crianças podem brincar, se fantasiar e possui um alto falante para anunciar o paciente que será atendimento naquele momento.
Conclui-se que o hospital possui um modelo de assistência centrado no individuo e sua família, em todas as alas do hospital possui esse modelo, para garantir uma melhor aderência ao tratamento e também para que esses pacientes não se sintam sozinhos, para que tenham um melhor desenvolvimento no tratamento.
...