Resumo Documentário Renato Tapajós
Por: Ellencass25 • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 2.764 Visualizações
[pic 1]
RESUMO DOCUMENTÁRIO:
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL, UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO A SAÚDE.
Aluna: Ellen Cristina de A. S. Silva.
Turma: ENF.09 Noturno.
Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde.
O documentário se trata de uma cronologia do surgimento do SUS – Sistema Único de Saúde, no Brasil, com roteiro e direção de Roberto Tapajós.
Relata a evolução da Saúde Pública, juntamente com a história político-econômica do país. Consiste em um documentário com duração de aproximadamente 63 minutos, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930, 1930 a 1945, 1945 a 1964, 1964 a 1988, 1988 a 2006, enfocando fatos de alta importância na história do país e na conquista e construção do SUS.
O século XX começa com graves epidemias de febre amarela, varíola, peste, cólera e malária no Rio de Janeiro. A epidemia dessas doenças afetou diretamente a economia brasileira, pois os navios estrangeiros que traziam mercadorias do exterior se recusaram a aportar no litoral brasileiro devido aos surtos epidêmicos.
Conta à história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como ela se articulou com a história e política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implantação, desde as Caixas de Aposentadoria e Pensões até a implantação do Sistema Único de Saúde. Realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de maneira articulada aos interesses do capital, de modo que o único atendimento próximo ao médico que a população tinha era fornecido pela igreja, em forma de caridade.
No decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerado, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.
Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo.
Para tornar a narrativa mais leve e atraente, o filme se vale da linguagem dos meios de comunicação dominantes em cada época, como o jornal, o rádio, a TV Preto e branco, a TV colorida e, por fim, a internet.
Hoje, 2021, O Sistema Único de Saúde (SUS), completa 33 anos de existência e tem sua importância evidenciada pela pandemia.
...