Resumo do Filme Brava Gente
Por: Joao Ricardo • 20/4/2016 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 12.378 Visualizações
Nesse período a sociedade brasileira passava por profundas transformações, em que alguns acontecimentos contribuíram particularmente. O contexto político era marcado pela Guerra do Paraguai. O papel da mulher naquela época era cuidar de seus filhos e do lar, enquanto que seu marido trabalhava para o sustento da família.
Foi a primeira enfermagem no Brasil, enfermagem de Ana Neri. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Apesar da falta de consideração, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Neri destacou-se por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais.
As mulheres tinham como princípios, quem deveriam se guardar ao máximo de qualquer contato com o sexo masculino, mesmo quando se encontravam doente. Bem como o espirito de doação, a abnegação a castidade, eram prioridades nas exigências aquelas que iriam cuidar do corpo do outro.
Foi criado um regulamento a ser seguidos pelas irmãs de caridade assim que elas começaram a atuar em outros hospitais da França.
Quase dois séculos depois, em 1820 durante uma viagem que Edward Francis Nightingale realizava pela Europa, nasce sua filha na cidade de Florença e recebeu o nome de Florence. De família rica e educada, teve a oportunidade de estudar diversos idiomas, matemática, religião e filosofia. Extremamente religiosa desejava fazer “trabalho de Deus” que seria ajudar os pobres, doentes e os menos dotados.
O trabalho da companhia consistia em alimentar os pobres, cuidar dos enfermos nos hospitais, fazer visitas aos domicílios e realizar trabalhos paroquial. Houve a reorganização dos hospitais, implantando higiene, individualizando os leitos dos enfermos.
Em outro prisma, a companhia foi fundada para suprir as necessidades de mulheres que apenas servissem os pobres, sem outros compromissos.
...