Resenha Filme Brava Gente: A História de Ana Neri
Por: laura_moraess • 5/4/2018 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 24.628 Visualizações
Centro Universitário Tiradentes – UNIT
Curso de graduação em enfermagem
Disciplina: Processo Histórico da Enfermagem
RESENHA CRÍTICA
Nome: Maria Laura Toledo Montenegro de Moraes
REFERÊNCIA
REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Filme Brava Gente, a História de Ana Neri. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nQJD-SjwPBc>. Acesso em 17 de mar. 2018.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Trabalhou como voluntária em alguns hospitais durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814. Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri, capitão-de-fragata da Marinha, com quem teve três filhos, dois médicos e um militar. Tornou-se viúva aos 29 anos em 1843.
Em 1865, seus filhos e outros parentes foram convocados para lutar na guerra. Sensibilizada com a dor da distância, escreveu no dia 8 de agosto para o chefe da província se oferecendo para cuidar dos feridos da guerra, durante todo o conflito. E seu pedido foi aceito. Partiu de Salvador para o Rio Grande do Sul a fim de aprender noções básicas de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.
Aos 51 anos de idade, foi incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários e prestou grandes serviços. Se tornou a primeira mulher enfermeira do país. Neri chegou com atitude, sendo eficiente principalmente na higiene do local e dos pacientes. Ações como ventilação, entrada de luz solar na enfermaria, banho diário e medidas preventivas à proliferação de doenças, foram 100% eficazes para uma melhora considerável dos pacientes. Apesar da precariedade nas condições de higiene, falta de material e excesso de doentes, Ana Neri foi destaque onde passou, devido a sua força de vontade e amor pelo que faz.
No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com três órfãos de guerra. Foi homenageada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem, em 1926. E em 2009, seu nome, Ana Justina Ferreira Neri, é assentado no livro dos Heróis da Pátria. Até hoje, sua atuação tem grande influência da vida dos enfermeiros. E é auxílio para a evolução de diversas teorias dessa área.
...